Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Crescimento dos golpes

Hotéis e Pousadas do Rio denunciam aumento de perfis fakes nas redes sociais

Crimes cibernéticos atrapalham desenvolvimento do trabalho dos estabelecimentos


Pousada do Preto, na Ilha Grande, sofreu cinco tentativas de golpe. Foto: Divulgação

Com a flexibilização do seguimento de turismo, o Rio vem sofrendo com os crimes cibernéticos que atrapalham o desenvolvimento das ações de pousadas e hotéis que buscam, nas redes sociais, aproximar seus clientes das suas redes. A Pousada do Preto, na Ilha Grande, já sofreu pelo menos cinco tentativas de golpes em seu Instagram.

Os crimes acontecem da seguinte forma: uma página falsa entra em contato com algum usuário informando que há uma promoção disponível. Após o cliente aceitar, é encaminhado um link para participar desta campanha. Só que, o que era para ser algo positivo, se torna em uma grande dor de cabeça. Este link, na verdade, é uma fraude que os criminosos aproveitam para entrar em seu celular e, assim, roubar seus dados bancários, informações pessoais e manter contato com seus familiares pedindo dinheiro.

Segundo Roberta Nakamashi, gerente da Pousada do Preto, alguns clientes já caíram no golpe.

“Sei de várias pousadas e hotéis que estiveram o mesmo problema. Isso é inadmissível. Tenho que parar o meu trabalho para explicar que isso é um golpe, realizamos posts informativos e colocamos nosso telefone com zap à disposição para dúvidas", afirma a gestora da pousada, que fica na Enseada do Bananal.

O que fazer se a vítima for você?

Lemuel Gonçalves, especialista em estratégia em redes sociais analisa:

"A pandemia acelerou o processo de digitalização, o que não foi diferente no setor de turismo. Além disso, o próprio cliente passou a optar por canais digitais de contato direto com os empresários do ramo”, diz.

Algumas dicas básicas são fundamentais para não cair nesse tipo de golpe. É normal os consumidores buscarem ofertas e bons preços. Porém, desconfie de produtos, promoções ou serviços com preços muito abaixo do mercado.

"Outra forma simples é verificar há quanto tempo existe o perfil e quantos seguidores ele tem. Tendo alguma dúvida, entre em contato com o estabelecimento", explica Lemuel.

Golpe hoteis pousadas redes sociais perfil fake

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!