Município do Rio em estado de alerta
Prefeitura recomenda cautela à população
A previsão para as próximas horas é de chuva moderada na cidade do Rio de Janeiro. Foto: Divulgação
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR) divulgou uma nota informando que o município entrou em Estágio de atenção às 21h15 desta quarta-feira (7). O COR informou que áreas de instabilidade, que atuam na Bacia da Baía de Guanabara e se deslocaram em direção à cidade do Rio de Janeiro, trazendo pancadas de chuva com intensidade de moderada a forte, ocasionalmente muito forte, estão na Zona Norte. A
A previsão para as próximas horas é de chuva moderada na cidade do Rio de Janeiro, podendo ser forte em pontos isolados. O Estágio de Atenção é o segundo nível em uma escala de três e significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas. Segundo o Centro de Operações, os bairros da Saúde e Madureira registraram respectivamente a maior incidência de chuva com 15,2 mm e 11,4mm.
Prefeitura recomenda que a população tome as seguintes ações preventivas
Permaneça ou procure um local seguro; Evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos, verificando se há sinais de rachaduras nos locais. Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Quem estiver no trânsito, precisa redobrar a atenção quanto às pistas escorregadias e bolsões de água. Mantendo sempre os faróis acesos.
Também é recomendando não colocar o lixo nos pontos de coleta. A água da chuva pode levar o lixo a entupir bueiros e galerias. Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) ou 1746 (Central de Atendimento da Prefeitura).