Em visita ao município de Macaé, no Norte Fluminense, na última sexta-feira (25), o governador Cláudio Castro levou ações para reforçar a segurança pública e o desenvolvimento econômico e social. Castro lançou a 38ª base do Programa Segurança Presente no estado e inaugurou uma Casa do Trabalhador e uma Agência de Desenvolvimento Regional. Além disso, formalizou compromissos para abrir um Restaurante do Povo na cidade e para obras de infraestrutura. O governador anunciou investimentos de R$ 220 milhões na cidade.
- Tudo o que está acontecendo aqui hoje é fruto de uma grande parceria para alavancar o desenvolvimento de Macaé. Tínhamos uma demanda urgente na segurança pública, na saúde e no setor econômico. Hoje trouxemos importantes ações para Macaé voltar a ter protagonismo no Estado do Rio de Janeiro – comemorou Cláudio Castro, acompanhado do prefeito Welberth Rezende.
A base da Operação Segurança Presente em Macaé vai reforçar o policiamento entre 8h e 20h, por meio da atuação de 18 policiais militares. O patrulhamento será feito a pé, em motos e em viaturas, nas áreas comerciais e residenciais do Centro e no bairro de Imbetiba. O programa adota o conceito de polícia de proximidade com a população.
A cerimônia de lançamento do Segurança Presente Macaé foi realizada na Praça Washington Luiz, no Centro. Na ocasião, o governador Cláudio Castro também assinou termo de cooperação técnica para duplicação da Ponte da Barra e anunciou a revitalização do Centro da Rua Rui Barbosa, lançamento do Restaurante do Povo e urbanização do bairro Ilhas Malvinas, além da execução de obras do bairro Leocádia.
Mais reforço na segurança
Ainda para reforçar a segurança pública, o governador anunciou obras no 32º Batalhão da Polícia Militar. A reforma faz parte de um pacote para recuperação de 55 unidades da corporação, que vem sendo executado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra). Ainda pela manhã, o governador visitou o terreno onde está sendo construída a Base Destacada de Cães, da Polícia Militar. É a primeira companhia destacada de uma unidade do Comando de Operações Especiais (COE) no interior. Com isso, será possível reforçar as ações táticas de prevenção e combate ao crime no município.
Impulso ao desenvolvimento econômico e regional
À tarde, o governador inaugurou a Casa do Trabalhador na Avenida Nossa Senhora da Glória, na Praia Campista. Esta é a 13ª unidade inaugurada no estado e a segunda no Norte Fluminense - a primeira fica em Campos dos Goytacazes. Capitaneado pela Secretaria de Trabalho e Renda, o programa desenvolve ações de apoio ao trabalhador, alinhando qualificação profissional com orientações sobre primeiro emprego, estágio, elaboração de currículo, atendimento à mulher trabalhadora, entre outras.
A inauguração da Agência Estadual de Desenvolvimento Regional – Resolve RJ, na Rua da Igualdade, no Centro, encerrou a visita de Cláudio Castro a Macaé. A agência de Macaé é a primeira a ser inaugurada no Estado do Rio e tem o objetivo de fortalecer o empreendedorismo para a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico sustentável. No Resolve RJ, o cidadão poderá ter acesso a informações sobre o mercado em que pretende atuar e constituir sua empresa de forma desburocratizada.
- O maior programa social que existe é o emprego. Só se gera emprego gerando oportunidades. E só se gera oportunidade gerando empreendedorismo. Isso aqui é desenvolvimento econômico, é mudança de vida, é oportunidade para a população, para o empreendedor e para todos – concluiu o governador.
Hospital credenciado para tratamento de câncer
Pela manhã, Cláudio Castro visitou o Hospital Irmandade São João Batista. A unidade, uma das mais importantes da cidade, foi credenciada para o tratamento do câncer. O convênio com o Estado do Rio permite, agora, que o hospital seja credenciado como Unidade de Assistência de Alta e Complexidade em Oncologia. A partir disso, a população de Macaé não precisará mais se deslocar para outras cidades para o tratamento de câncer.