TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Aumento de brasileiros em Portugal cria maior demanda por assistência jurídica

Plataforma permite que cidadãos no exterior encontrem advogados para auxiliá-los em diversas áreas

Por Portal Eu, Rio! em 30/03/2022 às 11:12:52

Brasileiros em Portugal. Foto: Divulgação

Sejam estudantes, trabalhadores ou investidores, os perfis de brasileiros residindo em Portugal está cada vez mais variado e extenso. Em uma pesquisa realizada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), desde 2018 o número de indivíduos nessa situação vem crescendo e, em 2021, atingiu o seu recorde, com 209.072 pessoas, o que representa um aumento de 13,6% em relação a 2020. O número real é ainda maior, se for levado em consideração que brasileiros com dupla cidadania e habitantes com situação irregular não foram contabilizados na pesquisa.

- O FOL está em constante atualização, analisamos o mercado como um todo, identificamos qual nicho necessita da nossa atenção e atuamos diretamente nele visando sempre suprir as demandas existentes, explica a CEO & Founder da plataforma Find Out Lawyers, Patricia Lacerda.

Patricia acredita que é através de parcerias com associações internacionais que conseguirá aumentar a notoriedade da startup em países com grandes demandas, como Portugal. Já estão confirmadas duas instituições que foram selecionadas pela CEO para integrar o quadro de parceiros: o Instituto Brasil-Portugal de Direito (IBDP) e a Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro (CPCI-RJ).

- Parcerias onde estabelecemos uma relação ganha-ganha é o melhor dos cenários e são justamente essas que queremos trazer para nossos associados. Nosso intuito é oferecer, para os inscritos no FOL, serviços que agreguem cada vez mais para o desempenho de suas atividades. A formalização das parcerias com o IBPD e com a CPCI-RJ vão ao encontro com os nossos interesses, a fim de promover uma assistência jurídica cada vez mais globalizada e especializada, afirma a empresária.


Empresária Patrícia Lacerda aproveitou nicho de mercado. Foto: Divulgação

O Find Out Lawyers é a primeira e única plataforma de conexão de advogados pelo mundo. Ela é responsável por suprir uma necessidade que precisava urgentemente de preenchimento. A fundadora da empresa, Patricia Lacerda, que atua no mercado jurídico internacional, enxergou, em suas demandas diárias, um mercado que requer auxílio através de diversas questões, como homologação de sentença, abertura de empresa, cidadania e compra/venda de imóveis.

- Há uma demanda enorme de advogados necessitando de correspondentes em todos os lugares do mundo, além de cidadãos brasileiros e de outras nacionalidades requerendo apoio jurídico no Brasil e de brasileiros com demandas além fronteiras nacionais, explica Patrícia.

A Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro objetiva a criação e o desenvolvimento de oportunidades de negócios entre Brasil e Portugal. O conhecimento de mercado é um insumo crucial para o êxito nas atividades de negócios internacionais.

Já o o Instituto Brasil-Portugal de Direito é uma instituição voltada para o desenvolvimento de atividades jurídico-culturais que objetiva estreitar laços entre advogados atuantes do Brasil e Portugal. Através do aperfeiçoamento profissional de seus membros, propicia espaço para o intercâmbio de conhecimento, contato e novas oportunidades profissionais e para o incremento daquelas já em andamento. Além da parceria, os associados do FOL têm 10% de desconto nos cursos de pós e nos grupos de estudos do IBPD.

- O IBPD tem, em seu portfólio, pós-graduações e grupos de estudos em diversas áreas jurídicas, visando uma proposta de atuação no estímulo ao desenvolvimento acadêmico-jurídico entre Brasil e Portugal. Acreditamos firmemente que, por meio de importantes parcerias, nossa atuação torna-se mais eficaz e com maior qualidade. Assim, temos a certeza de que a parceria com o FOL vai permitir ao IBPD atingir um maior número de advogados brasileiros e estrangeiros que buscam excelentes cursos jurídicos e um maior networking, comenta Ricardo Glasenapp, presidente da IBPD.

A empresária Patrícia é neta de portugueses e conviveu, desde muito nova, com o cotidiano de um imigrante e os desafios de viver em um país diferente do seu, com novos costumes, crenças e, principalmente, leis. Ao crescer, se tornou advogada de formação e empreendedora por paixão e encontrou no projeto uma maneira de juntar seus amores: sua história, sua carreira de advogada e seu sangue empreendedor. Desde a fundação do Find Out Lawyers precisou começar do zero e olhar para o mercado como um todo, sendo capaz de identificar qual nicho necessitava de auxílio. Foi através do estudo constante de mercado que a empreendedora identificou um aumento da imigração de brasileiros e estrangeiros para Portugal.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.