TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Torneio no Rio classifica tenistas de até 18 anos para Roland Garros

Evento será realizado em Laranjeiras, a partir desta sexta-feira (1/4), e contará com 117 atletas de seis estados

Por Portal Eu, Rio! em 30/03/2022 às 15:07:46

Antônio Vitor Monteiro, do projeto Tênis na Lagoa. Foto: Tênis na Lagoa/Divulgação

Atletas de seis estados brasileiros e catorze cidades disputam, a partir desta sexta-feira (1/4), às 13h, a segunda etapa do Circuito Infantojuvenil da Associação de Tênis do Rio de Janeiro (TênisRJ), evento que conta pontos para o ranking estadual e também o da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). A competição acontece nas seis quadras de saibro da Rio Tennis Academy, situada no bairro de Laranjeiras.

O evento será especial, por convidar os campeões da categoria 16 anos, tanto no masculino como feminino, para a fase nacional de pré-qualificação do torneio juvenil de Roland Garros, a se realizar no Rio de Janeiro também em abril. Nesta fase, os atletas viajarão com tudo pago para Paris e disputarão a chave juvenil do Grand Slam, no meio do ano.

Sede da Rio Tennis Academy, com o Parque Nacional da Tijuca e o Cristo Redentor ao fundo. Foto: Fabrizio Gallas/Divulgação

Destaques para o brasiliense Pedro Chabalgoiyt, filho de Carlos Chabalgoiyt, que foi um dos melhores juvenis da história do tênis brasileiro. Pedro esteve recentemente treinando na academia de Rafael Nadal, na Espanha. Cecília Costa, do Recife (PE), também vai lutar pelo título nos 16 anos e a vaga no pré-quali de um dos quatro principais torneios do circuito mundial. Ela tem pontos no ranking mundial juvenil até 18 anos com resultados expressivos. Livia Daud, de São José dos Campos (SP), tem 16 anos e mesmo assim já ocupa a oitava posição no ranking nacional até 18 e é outro forte nome.

As tenistas Livia Daud (à esquerda) e Raquel Bradbury: a paulista de São José dos Campos é tida como promessa do qualificatório. Foto: Facebook

Atletas de projetos sociais, como Antonio Vitor e Cauã Silva, do Tênis na Lagoa, também estarão na disputa. Antonio Vitor conquistou títulos em torneios em Portugal, no começo do ano, e outro concorrente será Valter Albuquerque, da Escola Fabiano de Paula, na Rocinha, atual terceiro do ranking estadual.

Serão 117 atletas do RJ, DF, SP, ES, PE e TO, que participarão de disputas por títulos nas categorias 10, 12, 14, 16 e 18 anos. A competição termina na próxima terça-feira (5).

"Estamos muito entusiasmados com a realização desse primeiro torneio em nossa academia, com ótimos jogadores do estado e vários de outros locais, com essa motivação de lutar pela vaga em Roland Garros. Certamente será o primeiro de muitos eventos ainda maiores que teremos aqui", disse Leandro Afini, coordenador-técnico da Rio Tennis Academy.

A Rio Tennis Academy possui nove quadras de tênis (seis de saibro e três duras), quatro de Beach Tennis e uma de Beach Tennis infantil, além da melhor infraestrutura do Brasil para alto rendimento e tênis e Beach Tennis social.

"Filho de peixe...": Pedro Henrique Chabalgoiyt será outro talento em ação, a partir desta sexta (1/4). Foto: Rede Tênis Brasil/Divulgação

A Rio Tennis Academy inova com o sistema PFW (Performance, Fisio e Wellness), o mais novo conceito de academia que integra medicina esportiva, treinamento, nutrição e fisioterapia, sob a coordenação de Victor Santos.

Serviço:
Segunda etapa do Circuito Infantojuvenil da TênisRJ
Endereço: Rio Tennis Academy (R. Stefan Zweig, 290 - Laranjeiras)
Horário: sexta-feira (1/4), a partir das 13h; e sábado (2), a partir das 11h
Entrada: gratuita

Fonte: Gallas Press

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.