TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Campeonato de Canoa Havaiana em Niterói é classificatório para Mundial da categoria

Evento será realizado em São Francisco, neste fim de semana, e contará com 400 atletas de quatro estados brasileiros

Por Portal Eu, Rio! em 01/04/2022 às 04:20:31

Mar de Niterói vai amanhecer com a vista das regatas, nos próximos dois dias. Foto: Alan de Souza/Foco Radical

Neste final de semana, entre sábado (2) e domingo (3), será disputado o Campeonato Brasileiro de Sprint de Canoa Havaiana, na praia de São Francisco, em Niterói (RJ).

Ao todo, 400 atletas de quatro estados estão inscritos no evento. Equipes do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Espírito Santo e São Paulo, contando com atletas do Brasil inteiro, vão entrar na água em provas de 250m, 500m, 1.000m e 1.500m, para todas as categorias a partir do juvenil, além de para-atletas. As fases eliminatórias para os competidores da OC6 (seis atletas) e V1 (individual) terão início às 6h de sábado e, no domingo, as finais serão disputadas a partir do mesmo horário.

O Rio de Janeiro estará representado pelos times da MPS (campeã geral estadual), Hee Nalu (bicampeã brasileira), Mana Brasil e Kahu Paddle Club. As equipes vencedoras estarão classificadas para o Mundial que será realizado em Londres, no mês de agosto.

"Depois do sucesso do Campeonato Estadual, o Brasileiro promete. Niterói, que atualmente é considerada a cidade dos esportes no Brasil, principalmente nas modalidades aquáticas, vem se destacando, e a canoa polinésia é um exemplo. Antes do início da pandemia, a Secretaria apoiava sete eventos de canoa por ano; em 2022, com retorno gradativo das atividades, o número pode ultrapassar dez campeonatos. A visibilidade nacional acontece naturalmente por Niterói possuir uma orla privilegiada que permite a definição de raias adequadas, cenário perfeito para realização de eventos desse porte que impulsionam o turismo e alavancam a economia da cidade", diz Luiz Carlos Gallo, secretário de esportes e lazer de Niterói.

Atletas de projeto social disputam Brasileiro

A categoria juvenil vai receber alunos do projeto social Kamuha Juruju Va´A, sediado na praia de Jurujuba, também em Niterói, e coordenado pelo capitão amador Douglas Moura. Os meninos Leandro e Kauã foram campeões estaduais nas categorias Sub-19 e Sub-16 e vão lutar pelo título nacional. "Temos várias histórias legais. O Leandro, morador do Morro do Estado, começou conosco no projeto Va´A nas Escolas com 14 anos e hoje é monitor em outra escola de canoagem. Nosso trabalho é educação e oportunidade no mercado de trabalho e nas universidades, além de fomentar o esporte", explica Douglas.

A organização do campeonato conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Niterói, chancelado pela Federação Estadual de Canoa Havaiana do Estado do Rio de Janeiro (FCHERJ) e pela Confederação Brasileira de Va´a (CBVaa).

Fonte: Gallas Press

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.