A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) lançou a pedra fundamental do campus Vaz Lobo. A unidade vai funcionar na antiga sede da faculdade Nuno Lisboa e vai oferecer cursos de graduação escolhidos pela comunidade local, como Direito, Administração e Enfermagem, após escuta social realizada pela instituição com mais de 10 mil pessoas de diversas faixas etárias, nas ruas dos bairros adjacentes por 40 dias.
"Além dos cursos universitários, teremos ainda os de extensão", informou o reitor Ricardo Lodi.
E completou:
"A Uerj se faz presente em bairros de grande densidade e carência de serviços que promovam a qualidade de vida das pessoas que neles vivem. Tenho afirmado que onde a universidade chega, ela muda o território, porque modifica a vida das pessoas", finalizou Ricardo Lodi.
Polo de Extensão na Serrinha
A universidade também inaugurou um Polo de Extensão e Cultura na comunidade da Serrinha, no bairro de Madureira, Zona Norte do Rio, na sede da Central Única de Produções Artísticas (CUPA).
"A predença da Uerj se dará com dois projetos: o 'Na Régua', que está mudando a qualidade da habilitação das casas da comunidade, e com o Polo de Extensão e Cultura da Serrinha, que terá pré-vestibular social, aulas de reforço escolar, atividades culturais e esportivas para acelerar as mudanças na qualidade de vida das pessoas da Serrinha", declarou Lodi.
No local, serão realizadas oficinas nas áreas de educação física, lazer, arte e cultura, para crianças, jovens e adultos, no Campo da Balaiada, na Quadra do Negrão de Lima, no Campo São José da Pedra, no Campo da Grota e na CUPA.