Botafogo, 14º colocado, com 38 pontos, enfrenta o Flamengo, 3º lugar, com 60 pontos, neste sábado, às 19h, no estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro. Enquanto o time rubro-negro tenta chegar à liderança - o Palmeiras tem 66 pontos - , a equipe alvinegra luta para se afastar da zona de rebaixamento - está a 4 pontos do Vitória, 17º colocado, com 34 pontos.
Na preleção desta sexta-feira, o técnico Zé Ricardo conversou com o grupo sobre a necessidade de não deixar para a reta final a busca pelos pontos para se afastar do Z-4.
"Enfrentar o Flamengo nessa situação é muito complicado. Nosso grupo tem consciência da importância dos três pontos e vai buscar a vitória até o final. Será uma decisão para o Botafogo", destacou Zé Ricardo.
O treinador contará com a volta de Luiz Fernando, que cumpriu suspensão contra o Corinthians. O volante Jean, lesionado, será substituído por Matheus Fernandes. Recuperado de contusão, o atacante Kieza entra na vaga de Brenner.
No Flamengo, Dorival Júnior não quer ver seus comandados preocupados com pontuação. Segundo o técnico, os jogadores devem entrar concentrados durante os 90 minutos.
"Se começar a fazer muita conta antes e durante o jogo, o time vai se perder. O foco deve ser a partida. Estamos prontos para superar o Botafogo e seguir em frente", comentou Dorival.
Everton Ribeiro lembrou do planejamento até o final do Brasileiro.
"O Flamengo está olhando para frente e tentando fazer uma reta final de Campeonato Brasileiro que seja muito positiva. Vamos em busca de seis vitórias e a primeira partida é o clássico contra o Botafogo. Estamos focados no que vai acontecer no sábado e não no que houve em outros jogos que ficaram para trás", disse o meia Everton Ribeiro.
Dorival Júnior adiantou que a escalação é a mesma dos últimos jogos.
"Felizmente não temos problema de contusão nem de suspensão. Treinamos bem durante a semana e vamos tentar colocar em prática para superar o adversário", observou.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X FLAMENGO
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 19h(de Brasília)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil (Fifa-SC) e Neuza Ines Back (Fifa-SC)
BOTAFOGO: Gatito Fernández, Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Gilson; Matheus Fernandes, Rodrigo Lindoso, Luiz Fernando e Leonardo Valencia (Renatinho); Erik e Brenner (Kieza). Técnico: Zé Ricardo
FLAMENGO: Cesar, Pará, Réver, Léo Duarte e Renê; Gustavo Cuéllar, Willian Arão, Lucas Paquetá, Everton Ribeiro e Vitinho; Fernando Uribe. Técnico: Dorival Júnior