Desde às 9h da manhã deste sábado (10), a campanha "Se liga, bicho! Raiva é caso sério" está acontecendo na cidade do Rio de Janeiro e também na Baixada Fluminense. O objetivo é vacinar cães e gatos contra a raiva e é uma iniciativa da Secretaria de saúde do Rio, Nova Iguaçu e Mesquita.
A campanha deve acontecer até às 17h e, segundo informações do órgãos responsáveis, existem 163 postos de vacinação distribuídos na zona norte carioca. Até às 13h, 400 animais já haviam sido vacinados na Quadra da Lins Imperial, no bairro do Lins de Vasconcelos. No último dia 20 de outubro, na etapa realizada na zona sul e em parte da zona norte, cerca de 69.082 animais foram vacinados. Um total de cinco mil a mais que no ano passado.
Íris Santarém, 35, levou seu gato logo cedo para ser imunizado. Segundo ela, a iniciativa é muito importante para cuidar dos animais. "Esse serviço é muito importante, pois nos apoia nos cuidados com nossos animais de estimação. Afinal, eles são parte da nossa família e cariocas como a gente", relembrou Íris.
Pontos de vacinação
Vale destacar que há pontos nas seguintes localidades: Manguinhos, Olaria, Bonsucesso, Ramos, Penha, Penha Circular, Brás de Pina, Parada de Lucas, Cordovil, Jardim América, Vigário Geral, Jacaré, Inhaúma, Higienópolis, Del Castilho, Engenho da Rainha, Tomás Coelho, Encantado, Méier, Água Santa, Pilares, Abolição, Engenho de Dentro, Cachambi, Lins de Vasconcelos, Piedade, Engenho Novo, Irajá, Vila Kosmos, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Turiaçu, Vista Alegre, Colégio, Rocha Miranda e Vaz Lobo.
A intenção é vacinar 500 mil animais até o fim das campanhas. Por isso, ainda devem ser realizados mais três dias: 24 de novembro, 8 e 15 de dezembro.
Apesar de não há registros de raiva a 34 anos no Rio de Janeiro, a doença representa um risco à população pelo alto número de animais domésticos. Desse modo, a vacina é uma das principais alternativas para combater e controlar a morbidade.