Há 20 anos, os Dentistas do Bem, programa da OSCIP Turma do Bem, promovem uma triagem para selecionar jovens entre 11 e 17 anos de baixa renda para receber tratamento odontológico gratuito. Até hoje, mais de 81 mil jovens já foram atendidos por esses profissionais que atuam de forma voluntária levando saúde bucal a jovens de todo o Brasil, além de 12 países da América Latina e Portugal. O tratamento inclui, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes até que os pacientes completem 18 anos.
“O objetivo da ação e? identificar adolescentes de baixa renda que necessitam de tratamento odontológico e proporcionar a eles qualidade de vida por meio do acesso a? saúde bucal”, diz a dentista
Waleska Marin Bessa, do Rio de janeiro. “Este ano, a expectativa e? que mais de cinco mil jovens sejam encaminhados para atendimento em todo o Brasil. Só no município do Rio de Janeiro, a ideia é tratar pelo menos 200 jovens”, afirma ela.
O tratamento tem caráter curativo, preventivo e educativo. “Um jovem que não tem possibilidade de ir ao dentista e de cuidar da boca, tende a ser um adulto menos feliz. Quem sente dor não estuda, não brinca, não consegue um bom emprego, se afasta dos amigos. O acesso à saúde bucal de qualidade faz com que esses jovens façam parte mais ativamente da sociedade”, diz o dentista Fábio Bibancos, presidente voluntário da Turma do Bem.
Como é feita a seleção
Por conta da pandemia, a triagem será feita on-line. O processo é simples, rápido e não invasivo: o jovem e/ou seu responsável preenche o formulário on-line no site precisodedentista.tdb.org.br com seus dados e responde um questionário da condição socioeconômica da família. Ao final, ele será orientado sobre quais fotos deve enviar para o WhatsApp (11) 98975-3747 da Turma do Bem. A triagem será feita até o final deste ano.
A seleção e? feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia os jovens menos favorecidos e com problemas bucais mais graves. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento.
O escritório da TdB faz a ligação entre todos os envolvidos no programa (o jovem beneficiado, sua família, a escola e o cirurgião-dentista voluntário) e ainda o acompanhamento dos atendimentos.
Sobre a Turma do Bem
A Turma do Bem gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, contando com mais de 18 mil dentistas atuando em 12 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais, focando em dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência doméstica. Em 20 anos, impactou quase 81 mil jovens e 1100 mulheres. Tem um modelo inovador de gestão, baseado no voluntariado e caracterizado pela fácil replicabilidade. O fundador e presidente voluntário da TdB, Fábio Bibancos, é reconhecido internacionalmente como Empreendedor Social pela Schwab Foundation (www.schwabfoundation.org) e pela Ashoka (www.ashoka.org) por seu trabalho à frente da organização. Além disso, em 2011 a organização foi laureada com o prêmio Saúde Oral, na categoria Solidariedade Social, devido ao trabalho desenvolvido em Portugal, e em 2015 foi selecionada entre 1.400 organizações sociais de todo o mundo para integrar o primeiro portfólio da Epic Foundation de instituições que investem em alto impacto social. Em 2018, ganhou o prêmio pela Fundación Mapfre de melhor ação social na Espanha.