Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Visionário do carnaval carioca

Deo Garcez faz leitura dramatizada sobre Joãosinho Trinta no Teatro Prudential

Na primeira noite da Sapucaí, ator vai desfilar pelo Salgueiro, onde o carnavalesco iniciou sua carreira


No elenco de reprise da TV Globo, Garcez interpreta Luiz Gama no teatro há sete anos. Foto: Cristina Granato/Divulgação

O ator Deo Garcez, premiado recentemente com o Prêmio Ubuntu Cultural 2022, pela Promoção da Igualdade Racial e com a moção honrosa Ouro Preto pela OAB de São Gonçalo, ambas do Rio de Janeiro, fará leitura dramatizada sobre a vida do carnavalesco Joãosinho Trinta.

O texto da peça “Joãosinho Trinta – O Musical” será lido amanhã (11), às 19h, com entrada franca, no Teatro Prudential no Rio, autoria de José Ribamar Araujo e direção de Ricardo Torres.

“Uma honra e alegria interpretar o genial Joãosinho Trinta nessa leitura, pois ele foi um grande artista, campeão e visionário, que revolucionou o carnaval carioca com muita irreverência, não somente a nível estético, mas também na abordagem dos temas de seus enredos. Joãosinho, meu conterrâneo de São Luís - MA, denunciou as desigualdades sociais, contestou a política, introduziu o nu na Sapucaí, levou para a avenida a necessária reflexão sobre a intolerância religiosa. Ou seja, foi um artista antenado com o seu tempo e sua época”, disse Deo.

Além disso, o ator aceitou o convite do Salgueiro, onde o carnavalesco estreou em 1975, com o enredo "Nas minas do Réu Salomão", para desfilar na sexta-feira (22), na primeira noite do Grupo Especial na Sapucaí. O enredo é “Resistência” e vai apresentar locais de preservação da memória e cultura negra no Rio.

Atualmente no ar, no papel de Manuel na reprise de "O cravo e a rosa" (2000), Deo Garcez teve reconhecimento de público e critica por seu trabalho como Luiz Gama (1830-1882), na peça "Uma Voz pela Liberdade". Em cartaz desde 2015, a encenação, também dirigida por Ricardo Torres e transformada em espetáculo virtual durante a pandemia de covid-19, conta a história do advogado baiano que era abolicionista e ajudou a libertar centenas de ex-escravizados. O texto voltará aos palcos em maio, no Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), para o qual busca patrocínio, e tem temporada agendada no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) em novembro, Mês da Consciência Negra.

Serviço

Leitura dramatizada de "Joãosinho Trinta - O Musical"

Local: Teatro Prudential (Rua do Russel, 804 - Glória)

Data: segunda-feira, 11/4

Horário: 19h

Entrada: gratuita

Giro das Estrelas

Joãosinho Trinta Teatro Musical Teatro Prudential Deo Garcez

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!