A Polícia Militar e a Prefeitura do Rio recuperaram 11 pássaros silvestres, vendidos ilegalmente em uma feira livre neste domingo, (11/11). A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), na Avenida Engenheiro Souza Filho, em Rio das Pedras, após uma denúncia feita ao Ministério Público.
Segundo a Polícia, os pássaros apreendidos são sete coleiros, um trinca-ferro, um azulão, um canário-da-terra e um tiziu. Também foram encontrados dois alçapões no local. A denúncia sobre tráfico de animais silvestres foi registrada na 32ª DP (Taquara).
Além da Polícia Militar, a operação teve a participação do efetivo da Guarda Municipal, do Comando de Polícia Ambiental (CPAM) e do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA).
A Lei 9.605/98, de Crimes Ambientais, prevê para quem matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, sem a devida permissão, licença ou autorização, a pena de seis meses a um ano de detenção, e multa.
O tráfico de animais silvestres no Brasil é considerado a terceira maior atividade ilícita do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas.