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Sindicato de professores divulga cartilha contra intimidação de alunos

Profissionais agora tem um instrumento para se defenderem de assédio e ameaça de estudantes e seus pais

Por Andrew Miranda em 13/11/2018 às 00:35:41

Cartilha orienta sobre como reagir frente às situações de ameaça durante o trabalho em sala de aula. Foto: Agência Brasil

Em tempos de "Escola Sem Partido", que tem projeto de lei tramitando na Câmara dos Deputados para proibir uma suposta doutrinação nas escolas, e de alunos denunciando professores apenas por suspeitarem de uma doutrinação, os profissionais de ensino agora tem um instrumento para se defenderem de assédio, intimidação dos estudantes e seus pais, e em prol da liberdade de cátedra. É a "Cartilha de recomendações aos docentes - Como se proteger de situações de intimidação, assédio e defender a liberdade de cátedra". Elaborada pelo Sindicato dos Professores das Instituições Federais do Ensino Superior da Bahia (Apub).

O documento, de seis páginas, teve a participação do Adurn Sindicato (Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte), visando orientar a categoria sobre como reagir frente às situações de assédio e intimidação durante o trabalho em sala de aula. No dia 29 de outubro, a deputada estadual eleita Ana Paula Campanolo (PSL), de Santa Catarina, pediu em um vídeo aos estudantes para gravarem e denunciarem professores que estiverem fazendo alguma doutrinação de esquerda e em seguida enviarem para o número de celular, com o nome do docente. Ela é defensora do projeto "Escola Sem Partido".

Na semana passada, o presidente eleito Jair Bolsonaro também incentivou os alunos a filmarem os professores que estiverem fazendo discursos ideológicos em sala de aula. Ele é outro defensor do "Escola Sem Partido".

Na cartilha, o Apub condena a proposta. "O Escola Sem Partido - Movimento ideológico que se afirma contrário a ideologias, numa oportunista contradição - tem pautado não apenas iniciativas no campo Legislativo, mas também incentivado membros da comunidade acadêmica a denunciar supostas doutrinações em sala de aula, espaço que deveria ser sempre voltado para o livre debate de ideias e multiplicidade de visões de mundo, visando a construção do pensamento crítico. Este material é uma contribuição para a defesa da categoria docente e da liberdade de cátedra", disse um trecho da apresentação da cartilha.

Segundo o item 1 do documento, "Todo docente tem o direito constitucional de liberdade de cátedra, que consiste em não sujeição à censura em respeito aos princípios da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber e o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. (Arts. 205 e 206 da Constituição Federal) A livre discussão ou o debate acerca de concepções filosóficas, políticas ou religiosas não se confunde com propaganda político-partidária ou doutrinação ideológica".

O item 2 cita este trecho da Constituição Federal:

"Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada coma colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparoparaoexercíciodacidadaniaesuaqualificaçãoparaotrabalho.

Art.206.O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: (?) II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino".

Como agir em caso de assédio


"Antes de tudo, é importante salientar que é necessário manter a calma e serenidade. Intimidações e ameaças têm sido usadas para desestabilizar emocionalmente a vítima e assim dificultar a punição dos agressores. Não entre em pânico, não revide, procure proteção e peça ajuda. 1) Reúna evidências - registre as agressões e/ou salve as mensagens contendo ameaça, lembrando sempre de registrar também datas e horários. Procure testemunhas que possam confirmar sus denúncias; 2) Se estiver sendo filmado contra a vontade, faça reclamação formal na direção da sua unidade".

A cartilha pode ser encontrada no seguinte link:








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