Quase 11 mil policiais fiscalizaram cerca de 80 mil veículos, em todas as rodovias do país, entre quinta-feira e domingo. Esses números estão no balanço da operação Semana Santa da Polícia Rodoviária Federal, divulgado nesta segunda-feira.
1.300 motoristas foram multados por dirigir sob influência de álcool. Outras duas infrações muito recorrentes foram ultrapassagem proibida e falta do uso do cinto de segurança.
Neste ano, houve um aumento de 201% no número de pessoas fiscalizadas e de 184% de veículos com abordagem em relação a 2021, fruto justamente do fim do isolamento social, em razão da pandemia da covid-19.
Os acidentes graves, aqueles classificados quando há ao menos um morto, caíram 50% se comparado ao feriado do ano passado e o número de feridos também teve queda de 71%. Apesar disso, a quantidade de mortes aumentou 32% em comparação a 2021.
Ainda durante a operação, 111 mil maços de cigarros contrabandeados e uma tonelada de cocaína foram apreendidos. A PRF recuperou 120 veículos roubados e realizou 657 prisões ao longo dos quatro dias de ação.
Fonte: Agência Brasil