TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Processos por estupro de vulnerável praticamente dobraram na capital fluminense em 2021

Dos 1.700 casos de violência doméstica relatados pela Saúde do Rio, mais de mil envolveram crianças e adolescentes

Por Portal Eu, Rio! em 19/04/2022 às 16:07:44

Violência doméstica se aproximou de 8 mil casos registrados no ano passado, em plena pandemia. Foto: Agência Brasil

Dados do Observatório Judicial de Violência contra a Mulher do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ampliaram o foco sobre o aumento no número de novos processos por estupro de vulnerável. Foram 180 em 2021 na capital fluminense, quase o dobro do ano anterior. E esses são apenas os casos que viram processo.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram notificados ao longo de 2021 mais de 1.700 casos de violência doméstica, sendo 485 casos contra crianças de 0 a 9 anos de idade, e 558 contra adolescentes, na faixa etária entre 10 e 19 anos.

Este ano, só até 23 de fevereiro, o balanço oficial era de 154 notificações, 43 envolvendo crianças e 39 contra adolescentes.

Com base nesses números, uma equipe multidisciplinar de áreas como educação, psicologia, direito, medicina e direitos humanos e das crianças se uniu para criar uma cartilha voltada para a defesa dos pequenos e esclarecimento dos pais e responsáveis.

Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre o aumento dos casos de violência sexual contra vulneráveis no Estado do Rio.

Uma das coordenadoras do Projeto “Eu me Protejo, a psicóloga Neusa Maria, falou, em entrevista à Rádio Nacional, sobre a importância da iniciativa para que a violência infantil não seja recorrente.

De acordo com a especialista, a cartilha ajuda a identificar a violência como violência e não “carinho”, uma vez que a maioria dos casos acontece justamente onde a vítima deveria estar protegida.

A psicóloga Neusa Maria lamentou a ausência de políticas que defendam as crianças de forma mais efetiva no Brasil.

Elaborada com linguagem simples, a cartilha é gratuita e pode ser baixada no site www.eumeprotejo.com

E, para denunciar ou pedir ajuda em casos de violência contra crianças e adolescente, basta acionar o serviço DISQUE 100.

De acordo com dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, só no ano passado o Disque 100 registrou mais de 6 mil denúncias.

Por Portal Eu, Rio!

Fonte: Agência Brasil e Radioagência Nacional

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.