Moradores do bairro Cosme Velho, na Zona Sul do Rio de Janeiro, estão sofrendo há duas semanas com a falta de água. Nos primeiros 12 dias, não caía uma gota da torneira das residências. Desde o último dia 13, o líquido voltou a cair, mas de forma intermitente, ou seja, com várias interrupções, causando transtornos e prejuízos à população local.
"A gente ficou direto sem água durante 12 dias. De uns cinco dias para cá, um dia tem, outro dia, não. Um dia interrompe o fornecimento e, depois, volta. Tivemos vários prejuízos. A gente teve que comprar água de carro-pipa. A concessionária Águas do Rio, responsável pelo fornecimento na região, diz que fornece, mas só entrega o veículo. Aí, o morador não tem como pegar água na cisterna do prédio”, lamenta a jornalista Maria Elisa Alves, moradora do bairro.
Na semana retrasada também surgiu na Rua Cosme Velho, a principal do bairro, uma cratera de cerca de dez metros de comprimento por cinco de largura e que foi reaterrada na noite do último domingo (17) por funcionários da Águas do Rio, da Fundação Rio-Águas e da Secretaria Municipal de Conservação. A concessionária informou que, junto com a prefeitura, está concluindo os reparos nas redes na via, após identificar e consertar mais de dez vazamentos na região.
De acordo ainda com Maria Elisa, as ruas Efigênio Alves, Smith Vasconcelos e Filinto de Almeida, estão com fornecimento de água intermitente. Procurada, a Águas do Rio disse que enviou equipes aos locais para restabelecer o abastecimento.
Sobre a falta de água no bairro, a empresa informou que o abastecimento foi restabelecido no último sábado, 16. Até ontem (18), enquanto havia a intervenção, poderia ter a intermitência no fornecimento.
A concessionária também comunicou que está à disposição dos moradores do bairro com atendimento volante, na Praça São Judas Tadeu, e pelo 0800 195 0 195, por mensagens via WhatsApp ou ligações.