Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Comércio em baixa

Vendas do comércio em setembro caem 1,5% em relação a agosto

Apesar da redução nas vendas, Confederação do Comércio prevê situação melhor no próximo ano


Para as lojas de materiais de construção, foi o mês mais fraco do varejo desde maio. Foto: Agência Brasil

Em setembro, o faturamento real do comércio varejista ampliado caiu 1,5% em relação ao mês anterior. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada hoje (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O comércio varejista ampliado setembro engloba as vendas do comércio automotivo e das lojas de materiais de construção. Foi o mês mais fraco do varejo desde maio, quando as vendas caíram 4,9% por causa da greve dos caminhoneiros.

Desde maio, o período mais positivo foi em agosto, (4,2%), graças ao início dos saques das contas do PIS/Pasep, cuja injeção de dinheiro no mercado é estimada em R$ 10,1 bilhões.

Inflação

A inflação mostrou aceleração em setembro de +0,5%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O ramo dos combustíveis e lubrificantes tiveram queda de -2% nas vendas. Já as lojas de materiais de construção tiveram queda de - 1,7% nas vendas.

Em 2018, o preço da gasolina foi o que mais contribuiu para a elevação do índice da inflação. O combustível responde por 1% dos 4,5% do índice oficial da inflação para o período.

Previsões otimistas

Em relação a setembro de 2017, o comércio automotivo representa 11,0% do volume de vendas, no comparativo anual. As vendas do setor superam as de artigos de uso pessoal e doméstico (+3,9%) e das farmácias e perfumarias (+1,9%).

Apesar da redução do nível de transações comerciais, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta crescimento das vendas a um ritmo de 2,4% em relação à segunda metade de 2017. A expectativa para 2019 é de aumento de 5,2%.


inflação comércio varejista IBGE comércio automotivo

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!