O dia já estava claro quando a Acadêmicos do Sossego pisou na Marquês de Sapucaí com o enredo "Visões Xamânicas", fechando o primeiro dia de desfiles da Série Ouro, que teve início na noite desta quarta-feira (20). O ator e comediante Marcelo Adnet foi um dos compositores do samba enredo e desfilou na escola, na ala da presidência.
A azul e branca de Niterói tinha a sua passagem pela passarela do samba prevista para às 2h30min, mas com os sucessivos atrasos das primeiras agremiações que desfilaram essa madrugada pela Série Ouro, a Sossego teve o brilho de algumas fantasias e alegorias prejudicado pela luz do dia. Mas animação não faltou. Os integrantes da escola atravessaram o Sambódromo com muita empolgação.
O enredo a Acadêmicos do Sossego foi inspirado no livro 'A queda do céu', do líder yanomami David Kopenawa. O líder espiritual foi representado no segundo carro da agremiação, que teve como destaque a Mãe Glória de Odé. Figuras indígenas tomaram conta de quase todas as alas, assim como os destaques nos carros alegóricos.