TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Carnaval 2022: iniciativa ambiental "Cada Lata Conta" evolui em harmonia na Sapucaí

Na passagem pela terceira cidade do Brasil, proposta evidencia catadores, que mostrarão benefícios da economia circular e potencial da lata de alumínio, embalagem mais sustentável do planeta

Por Portal Eu, Rio! em 22/04/2022 às 21:13:21

Fotos: Divulgação

O programa Cada Lata Conta estará presente na Sapucaí durante os desfiles das escolas de samba, no Sambódromo do Rio de Janeiro (RJ). A iniciativa tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância das escolhas que fazemos na hora de consumir e como a lata de alumínio se destaca neste cenário, como a embalagem mais sustentável do planeta.

Com a ação proposta pela Abralatas – Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio, serão montados no local espaços para a separação dos resíduos, trabalho realizado em parceria com os catadores, sob a coordenação da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho (ACAMJG).

“Mesmo com o índice recorde de 98,7% das latinhas recicladas no Brasil, estamos trazendo um programa internacional que já impactou milhares de pessoas ao redor do mundo, mostrando ao consumidor a responsabilidade que ele tem nas mãos, não só no momento de escolha, como também no descarte correto da embalagem”, destaca Cátilo Cândido, presidente da Abralatas.

“Sabemos que o consumidor mais jovem tem preferência por produtos que não impactem o meio ambiente e a lata de alumínio é o material mais reciclável do mundo”, disse, lembrando que atualmente a reciclagem de latas gera renda para cerca de 800 mil catadores em todo o país.

Serão aproximadamente 80 pessoas envolvidas na ação, divididas em dois turnos, que farão todo o trabalho de coleta e triagem das latinhas do Sambódromo, com o suporte de uma equipe de logística, pesagem do material coletado e transporte até as cooperativas parceiras, de onde o material será devidamente reciclado.

Também faz parte da ação a distribuição de 3 mil sacolas biodegradáveis, que serão entregues aos foliões com orientações sobre a separação correta de descartáveis. Medidas como esvaziar ao máximo a embalagem antes de jogar fora facilitam o processo de reciclagem de lata, que já funciona de forma exemplar no Brasil.

Coordenada por Sebastião Carlos dos Santos, conhecido como Tião Santos, a ACAMJG desempenha, há mais de 25 anos, um importante trabalho de manejo de resíduos sólidos na cidade do Rio.

“A ação é importante porque valoriza o trabalho dos catadores e garante a inclusão social e econômica deles, no maior evento do Brasil, que é o Carnaval do Rio de Janeiro”, afirmou Tião dos Santos.


“É uma ação que leva conhecimento, educa a população com relação aos seus resíduos, mostrando que aquela latinha consumida será reciclada. Toda latinha do Sambódromo, ao invés de ser transformada em lixo, e de gerar impacto social e ambiental negativo, será transformada em trabalho, renda, inclusão social e proteção ambiental”, destacou ele.

O Cada Lata Conta, ou “Every Can Counts”, é um movimento internacional de conscientização e reciclagem de latinhas de alumínio que já ocorre em 19 países da Europa há 12 anos. O lançamento do programa no Brasil se deu no final do ano passado, em São Paulo (SP) e Natal (RN).

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.