TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Paraíso do Tuiuti destaca a negritude e homenageia grandes personalidades

Escola contou histórias de luta, sabedoria e resistência do povo preto.

Por Edison Corrêa em 23/04/2022 às 23:50:57

O enredo começou com a criação do mundo ordenada pelo Deus supremo Olodumaré (ou Olorum). Fotos: Edison Corrêa e Riotur

A Paraíso do Tuiuti abriu a segunda noite de desfiles na Sapucaí neste sábado (23) com o enredo "Ka ríba tí ÿe - Que Nossos Caminhos Se Abram", contando histórias de luta, sabedoria e resistência do povo preto. O objetivo foi exaltar a contribuição de grandes figuras negras para a humanidade e uma ode ao futuro da negritude. A escola lembrou nomes de personalidades negras como Barack Obama, Beyoncé, Nelson Mandela e Catherine Johnson.



A ideia do carnavalesco Paulo Barros foi apresentar um desfile afrofuturista, no enredo que aborda a glorificação do povo preto, associando personagens conhecidos aos orixás do candomblé. Como Mandela, representado como Oxalá.


A escola mostrou 20 personalidades negras contemporâneas que escreveram seu nome na história e que trazem características de 20 divindades africanas. Cada ala homenageou um personagem pioneiro nas conquistas do povo negro e reverenciou uma divindade.


O enredo começou com a criação do mundo ordenada pelo Deus supremo Olodumaré (ou Olorum). A escola mostrou ainda os orixás Oxalá, Nanã, Exu e Orunmilá, abrindo os caminhos e dando sabedoria aos homens. Líderes negros da resistência, como os ex-escravos Dandara e Zumbi também foram ser representados na Avenida.

Os artistas tiveram vez, seguindo nesse movimento através da beleza das artes. Referências da cultura de pop se fez presente nas figuras de Ru Paul Charles, Beyoncé, Benjamim de Oliveira, Maria Lata D'Água, Mercedes Batista, Serginho do Pandeiro, a escritora Mãe Stella e ator Chadwick Boseman, que interpretou o Pantera Negra, no cinema.

A rivalidade entre a Rainha e a Princesa da Bateria nos últimos dias chamou a atenção. A princesa Mayara Lima viralizou com um vídeo antes do Carnaval e ganhou todos os holofotes. Já Thay Magalhães, a rainha de bateria, chegou a declarar antes de desfilar que pensou em desistir.

E não ficou só nisso. Mayara Lima sofreu um acidente em frente ao primeiro módulo de jurados. A fantasia da moça arrebentou, deixando parte da genitália à mostra. Depois de passar boa parte do desfile segurando a peça inferior com as mãos enquanto sambava, Mayara recebeu uma sunga e vestiu. Pouco depois, a parte de cima também arrebentou, deixando parte do seio à mostra.

A Paraíso do Tuiuti fez um desfile que empolgou o público, mas teve de correr no final, já que o último carro entrou na Sapucaí com uma hora de desfile, ou seja, faltando dez minutos para o tempo limite, de 70 minutos. Teve correria no final e um atraso de dois décimos.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.