TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Professores da rede estadual farão paralisação de 24 horas nesta quinta-feira (28)

Redes municipais de ensino de Belford Roxo, Caxias, Niterói, São Gonçalo e Volta Redonda do movimento dos fóruns de servidores públicos

Por Anderson Madeira em 25/04/2022 às 20:28:46

Foto: Divulgação

Professores da rede pública estadual e as redes municipais de ensino de Belford Roxo, Duque de Caxias, Niterói, São Gonçalo e Volta Redonda farão greve de 24 horas na próxima quinta-feira (28) e participarão do Dia Nacional da Educação Pública e dos Trabalhadores, que está sendo convocado em todo o país pelos fóruns de servidores públicos. A informação foi dada nesta segunda-feira (25) pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Ensino (Sepe-RJ). Entre as reivindicações dos professores estaduais estão o pagamento de um terço extra-classe e migração do magistério para 40 horas semanais, entre outras.

Nesta quinta-feira, às 16 horas, está programado ato unificado com aula pública no Largo de São Francisco, no Centro do Rio, em frente ao Instituto Federal de Ciências Sociais, da UFRJ, e caminhada até o prédio da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), na Rua da Ajuda, Centro do Rio.

Segundo o Sepe-RJ, a rede está em campanha pela recomposição salarial e reivindica que o piso salarial nacional seja a referência para os salários dos professores e o piso regional, para os funcionários administrativos. A categoria cobra ainda o pagamento do processo Nova Escola; plano de carreira para todos os profissionais de educação, com pagamento dos triênios dos valores ainda devidos, retroativos completos; e suspensão da Reforma do Ensino Médio e do programa de transformação de escolas estaduais e da Faetec em unidades cívico-militares, além de fim do processo contra os grevistas.

Os profissionais de educação estão em campanha unificada com os demais servidores do estado, reunidos em torno do Fosperj, na luta pela recomposição de todas as perdas salariais que o servidor do Estado teve desde 2014 aaté 2020 e que ainda não foram repostas.

O Sepe informou ainda que os professores da rede municipal do Rio não irão parar, mas estão convocando a categoria para participar do ato no centro da cidade.


POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.