TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Jardim Botânico recebe 1° Festa da Música Negra Brasileira

Som e cultura black invadem a zona sul carioca

Por Jonas Feliciano em 15/11/2018 às 00:17:09

O Hip-Hop fará parte do evento como representante do Soul brasileiro. Foto: Divulgação

No próximo sábado (17), o Clube dos Macacos, no Jardim Botânico, vai sediar a festa Black-se Brasil. O evento surge da necessidade de seus idealizadores, Felipe Gaoners e F.T. Coolbano, exporem algo diferente do que o mercado de festas tem apresentado. Tudo, a partir de músicas nacionais que tenham sofrido influência do Soul setentista.

Neste contexto, o encontro nasce como um baile da música negra brasileira, além da possibilidade de proporcionar um mergulho através das influências do Soul norte-americano e pela música que é feita aqui. Funk "original", Hip-Hop, Trap, Afrobeat e o Sambafunk são alguns dos adjetivos deste evento de groove nacional. Um baile do Soul brasileiro do início ao fim.

"Para o público entender, vamos explicar melhor. O que acontece aqui é que a Black-se é completamente apaixonada pela música dos negros norte-americanos. Mas ela é fundamentalmente brasileira. Em sua essência, sabe? Para ela, não faz sentido olharmos para o nosso vasto território nacional e não valorizarmos nossas diversas influências musicais, principalmente as que o funk de James Brown pode nos proporcionar", explica Felipe.

Os movimentos sociais, a revolução dos jovens, os movimentos antiguerras e antirracistas, na África e nos Estados Unidos, influenciaram diversas partes do mundo. No Brasil, a expressão "I"m black, and I"m pround", de James Brown, reverberou tão alto como as caixas das equipes de som que muito fizeram sucesso no Rio de Janeiro, São Paulo e em praticamente todas as maiores capitais do país na década de 70, por meio de seus bailes de Soul para milhares de pessoas, em sua maioria, negras.

Vale destacar que a essência do Funk que conhecemos hoje em dia é nada mais, nada menos, que o próprio Funk. O Miami Bass foi o seu embrião, mas antes as principais equipes e dj's da cena Funk que se formaram nas periferias do estado da Guanabara nos anos 1980, cresceram com o Funk de Brown, Funkadelic, Wilson Picket, Ohio Players, Earth, Wind & Fire, Jackson 5, entre outros na cabeça.

Os Dj's Black-se serão responsáveis pela atmosfera Soul Jazz Funk do ambiente tocando artistas do atual cenário da música brasileira. Um som que vai dos anos 90 até hoje. Samplers de outros nomes mais consagrados ao lado de cantores mais atuais da nossa música. A atmosfera é Black e a festa é Funk.

O Clube dos Macacos fica na rua Pacheco Leão, 2038, Jardim Botânico, Rio de Janeiro. O evento vai rolar das 22h às 04 da manhã. A faixa etária permitida e 18 anos. Acesse blacksebrasil.com e saiba mais


POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.