O Vasco desencantou e venceu pela primeira vez na Série B do Brasileirão em 2022. Jogando em casa, na partida válida pela 4ª rodada, o gol foi marcado por Raniel, artilheiro do time na temporada com nove gols. Após sequência negativa de cinco jogos (três empates e duas derrotas), o Cruzmaltino ocupa a oitava colocação, com 6 pontos, enquanto a Macaca está em 15°, com 4 pontos. O próximo jogo do Gigante da Colina é no domingo (1?/5), fora de casa, contra a Tombense.
O jogo
A partida entre Vasco e Ponte Preta foi marcada pela força de vontade, principalmente do lado mandante, e o jogo pegado. Gabriel Pec quase abriu o placar depois de lançamento do xará Dias, mas Fábio Sanches foi providencial e afastou. Riquelme, Figueiredo e Nenê reclamaram de lateral no campo de defesa, dado para a Macaca. Echaporã vacilou na conclusão e a defesa conseguiu evitar um chute mais preciso.
Antes do lance do gol, aos 30', a triangulação Figueiredo - Andrey Santos - Pec deu muito certo e o atacante achou o próprio Figueiredo dentro da área, mas parou em Caíque França. Até que o ponta-esquerda deu a assistência para Raniel anotar o gol da vitória, numa cobrança de escanteio de Nenê. Ele tocou para o meio da área e Raniel, sempre ele, marcou. Haja dinheiro para distribuir aos companheiros de equipe: até o jogo desta quarta, foram R$2,5 mil distribuídos para quem deu assistência a ele.
O placar de 1x0 fez o Vasco achar mais espaços no campo adversário, porém sem conclusões tão claras. Exceção a reclamação por toque de mão em escanteio cobrado por Nenê. O VAR analisou o lance e mandou o jogo seguir. A Ponte atacava principalmente em lançamentos e numa delas Danilo Gomes ficou em condições para tocar na área. Echaporã chutou prensado e ainda deu tempo de Leo Naldi ficar perto de ter condições para marcar de cabeça. Substituindo o titular Thiago Rodrigues, machucado, o goleiro Alexander saiu bem de soco.
A etapa final foi mais truncada e mostrou um Gigante da Colina recuado, que deixou a Ponte Preta atacar. O time paulista, porém, não conseguiu ser efetivo e ameaçou apenas em outra chance do volante Naldi e em chute de fora do atacante Danilo Gomes. O volante recebeu a bola no cruzamento de escanteio em boas condições, mas deixou a redonda escapar e não conseguiu concluir a gol.
No final, ainda deu tempo de Palacios estrear com a Cruz de Malta e bater uma falta despretensiosa, mas que levou perigo. Getúlio quase ampliou em cabeçada que a bola passou rente à trave direita.
Para o torcedor vascaíno, festa a partir dos 40' do segundo tempo, com show de luzes das lanternas dos celulares.
Tumulto
Num momento da segunda etapa, o técnico Hélio dos Anjos e o jogador Ramon consideraram que a torcida vascaína fez sons de macaco no momento do corte de Yuri Lara com o jogador da Ponte. O técnico Zé Ricardo explicou que o som na verdade é de um cachorro, pois os torcedores apelidaram o volante cruzmaltino de Pitbull. Houve um certo tumulto por parte da comissão técnica da Ponte Preta.
Ficha técnica
Vasco x Ponte Preta
Dia e horário: 27 de abril de 2022, às 21h30
Local: Estádio São Januário
Gol: Raniel (VAS 30/1T)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Auxiliares: Ivan Carlos Bohn (PR) e Rafael Trombeta (PR)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Cartões amarelos: Felipe Amaral (PON 12/1T), Leo Naldi (PON 15/1T), Nenê (VAS 24/1T), Anderson Conceição (VAS 20/2T), Riquelme (VAS 24/2T) e Wallisson Luiz (PON 42/2T)
Vasco: Alexander; Gabriel Dias (Weverton 30/2T), Quintero, Anderson Conceição e Riquelme (Edimar 29/2T); Yuri Lara e Andrey Santos; Nenê (Palacios 30/2T), Gabriel Pec e Figueiredo (Vinícius 13/2T); Raniel (Getúlio 42/2T). Técnico: Zé Ricardo.
Ponte Preta: Caíque França; Norberto, Thiago Lopes, Fábio Sanches e Artur (Jean Carlos 34/2T); Felipe Amaral (Wallisson Luiz 00/2T), Ramon (Matheus Anjos 46/2T) e Leo Naldi (Pedro Júnior 34/2T); Danilo Gomes, Echaporã (Gabriel Almeida 00/2T) e Lucca. Técnico: Daniel Paulista.