Um alento para muitos que moram em Sepetiba e dependem do transporte público pode ganhar mais uma alternativa: uma linha social de barcas entre a Praça XV, no Centro do Rio e a Baía de Sepetiba. É o que prevê o projeto de lei 3358/17 de autoria da deputada Lucinha (PSDB), aprovado nesta semana na Assembleia Legislativa em primeira discussão. O projeto ainda precisa voltar à pauta de votações para ser aprovado em segunda discussão e, dessa forma, ir para sanção ou veto do governador.
De acordo com o texto, o serviço deverá ser prestado de forma indireta, por meio de regime de concessão, que deverá ter licitação de concorrência pública. A determinação do valor da tarifa deverá ser realizada por meio do contrato de concessão, que estipulará os critérios de reajuste e revisão, de acordo com o edital e a legislação em vigor. A deputada, na justificativa do projeto salienta a importância da Baía de Sepetiba e como a linha impactará positivamente para quem depende do transporte público.
“A Baía de Sepetiba está localizada em um dos mais importantes entornos geoeconômicos do Brasil, onde concentram-se as maiores atividades socioeconômicas da população. Esta proposta visa minimizar as dificuldades por que passam os trabalhadores que residem naquela região. São milhares de pessoas que passam muitas horas no deslocamento para o trabalho. O transporte hidroviário é uma alternativa a baixo custo para proporcionar melhores condições de vida a esses habitantes”, justifica Lucinha.