A Seleção Brasileira venceu a equipe uruguaia por 1 a 0, gol de Neymar, nesta sexta-feira (16), no Emirates Stadium, em Londres, na Inglaterra. O Brasil teve méritos para vencer, mas teve que trabalhar dobrado para superar o adversário, que jogava desfalcado de dez jogadores. Neymar marcou o gol da vitória ao cobrar um pênalti sofrido por Danilo no segundo tempo.
Com o gol que marcou, Neymar chegou a 60 gols com a camisa da Seleção Brasileira. Pelé é o principal artilheiro, com 95 gols, seguido por Ronaldo, com 67, e Zico, com 66.
O resultado manteve os 100% de aproveitamento da equipe após a Copa do Mundo. Foram cinco vitórias em cinco jogos, contra Estados Unidos, El Salvador, Arábia Saudita, Argentina e Uruguai.
O Brasil volta a jogar na próxima terça-feira, às 17h30 (de Brasília), contra Camarões, no MK Stadium, na Inglaterra. O Uruguai enfrenta a França, atual campeã do mundo, também na terça, às 18h.
A seleção uruguaia começou a partida dificultando a troca de passes do Brasil, que precisou de alguns minutos para se encontrar.
Logo aos 5 minutos, Neymar cobra falta direto para o gol e quase surpreende o goleiro Campaña, que espalma para escanteio. Cinco minutos depois, Filipe Luís avança pela esquerda da área e cruza. Neymar completa para o gol, mas o árbitro marca impedimento.
A Seleção Brasileira pressiona na intermediária do Uruguai. Aos 13, Neymar recebe na entrada da área e chuta forte rente ao travessão.
O Uruguai reage aos 21. Suárez rouba a bola de Danilo e chuta forte para grande defesa de Alisson. O jogo começa a ficar equilibrado.
Aos 43, Cavani sobe sozinho, mas cabeceia longe do gol de Alisson. Um minuto depois, Suárez rouba a bola de Arthur e toca para Cavani chutar forte para boa defesa de Alisson.
O Uruguai voltou para o segundo tempo muito mais agressivo. Aos 4, Suárez cobra falta, obrigando Alisson a boa defesa. Na sequência, Pereiro cruzou para Vecino cabecear rente à trave.
Aos 14, Suárez passa por dois marcadores e cruza na segunda trave, mas Cavani chega atrasado e a bola vai para fora.
Aos 28, Danilo invade a área e sofre pênalti de Laxalt. Neymar cobra e marca o gol.
O gol desestabiliza o Uruguai que começa a errar passe. Aos 37, Neymar recebe na esquerda e cruza para Richarlison, que chuta forte rente à trave.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 1 X 0 URUGUAI
Local: Emirates Stadium, em Londres (Inglaterra)
Data: 16 de novembro de 2018, sexta-feira
Hora: 18h (de Brasília)
Árbitro: Craig Pawson (ING)
Assistentes: Steve Child e Ian Hussin (ING)
Cartões amarelos: Walace e Douglas Costa (Brasil); Mathías Suárez, Torreira, Cáceres, Suárez, Cavani e Vecino (Uruguai)
GOL: Neymar, aos 30 minutos do 2ºT (Brasil)
BRASIL: Alisson; Danilo, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Walace, Arthur e Renato Augusto (Allan); Douglas Costa (Richarlison), Firmino e Neymar. Técnico: Tite
URUGUAI: Martín Campaña; Matías Suárez (Lemos), Cáceres, Méndez e Laxalt; Lucas Torreira, Vecino (Valverde), Gastón Pereiro (Jonathan Rodríguez) e Bentancur; Cavani e Luis Suárez. Técnico: ?"scar Tabárez
O resultado manteve os 100% de aproveitamento da equipe após a Copa do Mundo. Foram cinco vitórias em cinco jogos, contra Estados Unidos, El Salvador, Arábia Saudita, Argentina e Uruguai.