A cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos, é a sede do XVIII Sul-Americano de Canoa Havaiana. A competição acontece na Praia do Forte até a próxima quarta (21) com cerca 500 atletas do Brasil, Argentina, Chile, Guiana Francesa, Panamá, Venezuela, Rapanui, Peru e Taiti. Às 17h30, todos os atletas se reunirão na arena do evento, de onde partirá o desfile das delegações, que dará início à solenidade de abertura oficial da competição, às 18h30. A festa também terá tradições culturais, sendo que cada delegação vai apresentar uma dança típica de seu país. Toda a cerimônia é aberta ao público.
Também no sábado (17), os atletas farão um reconhecimento de toda a raia, com percursos de 3 km, 6 km, 12 km, 16 km e 24 km. As delegações do Brasil e Venezuela serão as primeiras a fazer o reconhecimento (8 às 10 horas), seguidas de Chile e Rapanui (10 às 12 horas), Peru e Guiana Francesa (12 às 14 horas) e Argentina, Panamá e Taiti (14 às 16 horas). A competição terá início no domingo às 8 horas.
O diretor da Ecooutdoor Sports Business (organizadora do evento), João Castro explicou que a solenidade será no será no estilo polinésio, e contará com a cerimônia da areia, um ritual que simboliza a união pelo esporte. Ele também elogiou a característica do mar de Cabo Frio, conhecido por ser calmo e por ajudar na prática desta modalidade esportiva.
“Cabo Frio é um dos melhores lugares para a prática da canoa havaiana e de outros esportes aquáticos porque não tem um mar tão calmo: quem rema aqui, rema em praticamente qualquer lugar. Por isso as equipes da cidade se destacam tanto, conquistam títulos importantes e são favoritas, também, no Aloha Spirit, competição que acontecerá logo depois do Sul-Americano, entre os dias 23 e 25 deste mês, no canto da Praia do Forte”, explicou Castro.
Ao todo, serão cinco dias de muita adrenalina com competições nas categorias Para Va’a, Júnior, Open, Master 40 / 50 / 60 e 70, em canoas individuais e para seis remadores. E as equipes de Cabo Frio estão entre as favoritas. O Campeonato Sul-Americanos de Canoa Havaiana é realizado pela Confederação Brasileira de Canoa Havaiana e pela Associação Magna de Desportes.