TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Tijuca recebe projeto experimental para melhorar circulação de pedestres pelas ruas e calçadas do bairro

Prefeitura do Rio lançou "Rio + Pedestre" e faz experiência na área de estação São Francisco Xavier do metrô

Por Gabriel Gontijo em 17/11/2018 às 11:52:14

Simulação de como a área pode ser mudada (Foto: Divulgação/Prefeitura do RIo)

Moradores da Tijuca, na Zona Norte, podem ter mais espaço para circularem a pé as ruas do bairro. Isso porque a Prefeitura do Rio começou nesta sexta (16) uma experiência urbanística para abrir mais espaços nas ruas e calçadas do bairro. Chamada de Rio + Pedestre, o programa tem como objetivo incentivar a população tijucana a ficar menos dependente dos veículos a motor. Apesar das intervenções terem começado na sexta, o projeto terá sua experiência de fato neste domingo (18) e na segunda (19) no no entorno da estação São Francisco Xavier do metrô. 

Será feita a ampliação das calçadas da Praça Carlos Paolera, da Rua São Francisco Xavier, em frente à igreja e nas esquinas com a Rua Heitor Beltrão e Doutor Satamini. As novas calçadas serão protegidas por 200 cones e 80 vasos de plantas. Além disso, serão criadas seis faixas de pedestres novas, e as já existentes serão aumentadas. A operação, que envolve pintura e instalação dos cones e vasos, começou às 8 horas deste sábado. As faixas de pedestre serão pintadas na madrugada de sábado para domingo. A previsão é que tudo fique pronto às 8 horas de domingo.

Agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal darão apoio, com orientação a motoristas e pedestres.  Os dois dias de experiência vão servir para mostrar na prática se as mudanças sugeridas terão resultado. Moradores e frequentadores das ruas São Francisco Xavier e Heitor Beltrão, onde ocorrerão as intervenções, foram ouvidos sobre as alterações. Depois, também darão suas opiniões sobre os resultados. O processo de informação da população envolveu reuniões com representantes de moradores e distribuição de folhetos nas ruas. Ao fim dos testes, as ruas voltarão às suas demarcações normais.

Alterações em estacionamento e pontos de ônibus

Áreas públicas de estacionamento serão temporariamente removidas. O estacionamento em três locais está proibido a partir até 17 horas de terça (20). Os locais de proibição são os seguintes:

 - Junto ao lado direito da Rua São Francisco Xavier, trecho entre a Rua Pereira de Siqueira e a Avenida Heitor Beltrão;

 - Avenida Heitor Beltrão, lado oposto ao Metro São Francisco Xavier, no trecho junto à Praça Carlos Paolera;

 - Rua São Francisco Xavier, em frente ao número 68.

Os pontos de parada de quatro linhas de ônibus serão alterados durante a intervenção urbanística temporária. Os 160 motoristas que trabalham nessas linhas receberam treinamento para que conheçam as mudanças. Foram orientados também sobre comportamento no trânsito, com aulas de segurança viária, já que o novo desenho das calçadas e a colocação de novas faixas de pedestres exigirá atenção maior.  As modificações estarão sinalizadas, para orientação dos passageiros.

Área de circulação intensa

De acordo com estudos da Secretaria Municipal de Urbanismo e do ITDP Brasil (ONG voltada para mobilidade urbana e parceira no projeto), a circulação de pedestres é dificultada em muitos pontos, sendo que na área da estação São Francisco Xavier do metrô passam 1.500 pessoas por hora, nos horários de pico, enquanto a movimentação de veículos é de 60 mil por dia. A região é conhecida pelo forte comércio, principalmente gastronômico.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.