Agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal darão apoio, com orientação a motoristas e pedestres. Os dois dias de experiência vão servir para mostrar na prática se as mudanças sugeridas terão resultado. Moradores e frequentadores das ruas São Francisco Xavier e Heitor Beltrão, onde ocorrerão as intervenções, foram ouvidos sobre as alterações. Depois, também darão suas opiniões sobre os resultados. O processo de informação da população envolveu reuniões com representantes de moradores e distribuição de folhetos nas ruas. Ao fim dos testes, as ruas voltarão às suas demarcações normais.
Alterações em estacionamento e pontos de ônibus
Áreas públicas de estacionamento serão temporariamente removidas. O estacionamento em três locais está proibido a partir até 17 horas de terça (20). Os locais de proibição são os seguintes:
- Junto ao lado direito da Rua São Francisco Xavier, trecho entre a Rua Pereira de Siqueira e a Avenida Heitor Beltrão;
- Avenida Heitor Beltrão, lado oposto ao Metro São Francisco Xavier, no trecho junto à Praça Carlos Paolera;
- Rua São Francisco Xavier, em frente ao número 68.
Os pontos de parada de quatro linhas de ônibus serão alterados durante a intervenção urbanística temporária. Os 160 motoristas que trabalham nessas linhas receberam treinamento para que conheçam as mudanças. Foram orientados também sobre comportamento no trânsito, com aulas de segurança viária, já que o novo desenho das calçadas e a colocação de novas faixas de pedestres exigirá atenção maior. As modificações estarão sinalizadas, para orientação dos passageiros.
Área de circulação intensa
De acordo com estudos da Secretaria Municipal de Urbanismo e do ITDP Brasil (ONG voltada para mobilidade urbana e parceira no projeto), a circulação de pedestres é dificultada em muitos pontos, sendo que na área da estação São Francisco Xavier do metrô passam 1.500 pessoas por hora, nos horários de pico, enquanto a movimentação de veículos é de 60 mil por dia. A região é conhecida pelo forte comércio, principalmente gastronômico.