O Botafogo encerrou o jejum de quatro anos sem vencer o Flamengo. O clássico deste domingo (08) no Mané Garrincha, terminou em 1 a 0 para o Glorioso, com gol de Erison. Destaque para os dois goleiros que evitaram que saísse muitos gols no jogo, principalmente para Gatito, que fechou o gol e não passou nada, nem vento.
O clássico começou disputado, as duas equipes com proposta ofensiva, mas com erros no último passe. A primeira chegada perigosa foi do lado do Flamengo. Aos 13, Arrascaeta levantou a bola na área, Arão cabeceou firme, mas Gatito realizou grande defesa e contou com a ajuda da trave para evitar o gol Rubro-Negro.
Mais uma vez, aos 23, o Flamengo chegou com perigo. Ayrton Lucas, que tinha acabado de entrar no lugar de Filipe Luís, lançou em profundidade para Gabi chutar colocado, a bola passou por Gatito, mas não por Cuesta, que conseguiu afastar de calcanhar.
Dois minutos depois, Gabigol recebeu lançamento por cima de Éverton Ribeiro e acertou linda cabeçada, que parou no fundo do gol. Porém, o árbitro de vídeo passou a informação correta, após checagem, de que o atacante Rubro-Negro estava impedido.
Apesar de tentar pressionar a defesa do Flamengo, o Botafogo teve dificuldade de penetrar e só conseguiu a primeira oportunidade perigosa aos 40, após belo lance individual de Erison, que passou por dois marcadores e chutou forte, mas Hugo Souza impediu que o gol acontecesse.
Mas com toda superioridade o Flamengo quase abriu o placar de novo, aos 49. Bruno Henrique recebeu de Éverton Ribeiro e chutou forte, mas Gatito, iluminado, fez mais uma defesa no reflexo. E assim foi encerrada a primeira etapa.
Quem não faz, leva. Na virada de campo, o Botafogo colocou a bola na rede logo aos cinco minutos. Erison soltou a bomba na entrada da área, sem chances para Hugo Souza, que tocou na bola, mas não o suficiente para evitar.
O Alvinegro voltou com a corda toda e quase ampliou o placar aos oito minutos, com Tchê Tchê, após chute forte de fora da área, mas Hugo fez boa defesa para aliviar os ânimos.
No mesmo minuto, o Flamengo acordou e deu a resposta. Bruno Henrique fuzilou de fora da área e Gatito salvou o Botafogo de sofrer o empate. O goleiro paraguaio foi o destaque que garantiu a vitória Alvinegra.
Aos 33 minutos, Lázaro entrou e com um minuto em campo quase deixou sua marca, após chute forte de fora da área, Gatito voou e salvou o Botafogo de novo.
Hugo Souza também estava bem na partida e evitou que o Botafogo marcasse o segundo aos 41. Diego Gonçalves chutou cruzado e o goleiro Rubro-Negro, com grande reflexo, espalma e salva o Flamengo.
Gatito tomou as atenções para si, mais uma vez no fim. Lázaro entrou bem na partida, em mais um duelo contra Gatito, o goleiro iluminado venceu mais uma, quando aos 42, o atacante Rubro-Negro bateu forte de fora da área.
Aos 50, o goleiro paraguaio realizou duas defesas em sequência para finalizar sua atuação brilhante. Arrascaeta recebeu na área e chutou para defesa de Gatito, na sequência, David Luiz cabeceou firme, mas o goleiro Alvinegro defendeu e decretou a vitória magra do Botafogo.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 0 X 1 BOTAFOGO
Local: Mané Garrincha, DF
GOL: Erison (05 min, 2°T)
CARTÕES AMARELOS: Saravia; Andreas Pereira; Luís Oyama; Daniel Borges
Árbitro: Anderson Daronco
Assistentes: Bruno Boschilia e Rafael da Silva Alves
Árbitro de Vídeo: Daniel Nobre Bins
Quarto árbitro: Rodrigo Batista Raposo
FLAMENGO: Hugo Souza; David Luiz Willian Arão e Filipe Luís (Ayrton Lucas); Isla (Rodinei), Andreas Pereira (Lázaro), Thiago Maia (João Gomes) e Bruno Henrique; Arrascaeta e Everton Ribeiro; Gabigol. Técnico: Paulo Sousa.
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Saravia (Hugo), Kanu, Víctor Cuesta e Daniel Borges; Oyama, Tchê Tchê e Gustavo Sauer (Diego Gonçalves); Victor Sá, Lucas Fernandes (Romildo) e Erison (Matheus Nascimento). Técnico: Luís Castro.