O Centro Cultural Havana 59 apresentará um ciclo de leituras dramatizadas, "Vidas Femininas", com a dramaturga Paty Lopes. O produtor cultural do espaço, Pedro Alonso, reinventou as noites de quintas-feiras abrindo espaços para os novos dramaturgos da cidade.
Paty Lopes é crítica teatral e agitadora cultural. Sua obra se volta para resgatar vozes de mulheres que viveram em tempos e espaços distintos, porém unidas pelo gesto transgressor que as destacaram na sociedade, tornando-as, por esse motivo, vítimas, ora do braço opressor do Estado, ora das mentalidades conservadoras e hipócritas ainda hoje vigentes. As leituras dos textos "Maria Bonita e a Peleja com o Sol" (19/05) e "Luz e Fogo" (26/05), baseados nas biografias de Maria Bonita e Luz Del Fuego, dialogam com o aqui e agora, apresentando um vasto leque de referências a nomes de sujeitos que ajudaram a construir a história da cultura nacional, tanto lá quanto cá. São mulheres que precisam “voltar” porque precisam ressignificar suas narrativas.
No dia 19, Paty Lopes apresentará uma curta esquete de sua obra "Eufrásia", criada para o concurso de teatro do Vale do Café. Uma personagem criada a duas mãos, pois deixa em evidência a importância da atriz Mariana Rodriguez e sua comicidade, para a construção dessa personagem extremamente risível.
Serviço
Quintas-Feiras
19 e 26 de Maio às 20H
19/05: Leitura de Maria Bonita e a peleja com o Sol
Atrizes: Mariana Rodriguez e Paty Lopes
26/05: Leitura de Luz e Fogo
Atriz: Mariana Rodriguez
Evento gratuito com passagem de chapéu ao final da leitura
Centro Cultural Havana 59 Lapa
Rua do Rezende 14 - Centro, RJ
Contato: (21) 98058-3058