TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Temporal com granizo acarretou queda de árvores e de energia no Rio

Chuvas com ventania também deixaram o trânsito complicado em diversas regiões

Por Anderson Madeira em 17/05/2022 às 16:29:55

Fotos: Redes Sociais

Moradores do Rio de Janeiro e de cidades da região metropolitana foram surpreendidos com uma chuva de granizo que caiu junto com um forte temporal nesta segunda-feira (16). Várias pessoas fizeram relatos nas redes sociais postando fotos e vídeos. Houve registro de queda de granizo na Grande Tijuca, na Zona Norte do Rio, além de Niterói, São Gonçalo e Baixada Fluminense. Também foram registradas quedas de árvores em diversas áreas, além de falta de energia. A chegada de uma frente fria já tinha sido prevista pelo Instituto de Meteorologia Climatempo.

O município do Rio, de acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, entrou em estágio de mobilização no início da tarde devido à previsão de chuva moderada a forte. Núcleos de chuva atuaram também sobre a Zona Oeste, ocasionando chuva moderada na região. Outros núcleos atuaram sobre o Litoral Sul e Baía de Sepetiba. O estágio de mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade.

“Chove chuva. Chove sem parar. Chuva de granizo em Niterói. Muita água”, contou um morador de Niterói, em uma rede social. “Nosso condomínio foi destelhado, uma árvore caiu nos carros estacionados, a rede de alta tensão está no chão e por isso temos seis blocos sem luz. Foi muita chuva e muita preocupação”, disse uma moradora do Bairro Chic do Fonseca, na Zona Norte de Niterói. "Simplesmente está chovendo granizo no meu Grajaú. O que está acontecendo?”, postou um rapaz. "Chuva de granizo na Tijuca. Raios e ventania...", disse outra moradora. Um morador de Mesquita também postou vídeo com o temporal caindo na cidade.


Segundo o Centro de Operações Rio (COR), uma árvore caiu na Rua Geminiano Góis, no bairro da Freguesia, em Jacarepaguá. Também houve queda de árvore nas ruas Araújo Lima e Dona Maria, ambas em Vila Isabel; na Praça Saens Peña, na Tijuca, e na Avenida Presidente Vargas, na altura da Praça da República, no Centro.

Houve queda de árvore também na Ponte Rio-Niterói, no sentido Niterói, que ocupou uma faixa inteira da pista na altura da Ilha do Mocanguê, com reflexos nos acessos do Viaduto do Gasômetro, na Avenida Brasil a partir do Caju e na Linha Vermelha, a partir do Caju. Além disso, houve queda de energia na linha 4 do Metrô e a circulação foi interrompida nos dois sentidos, segundo a concessionária MetrôRio. O VLT também funcionou com horários irregulares.

Por causa da forte chuva que atingiu o Rio, diversas vias sofreram com bolsões d'água, como a Rua Haddock Lobo, na Tijuca, altura da Rua Engenheiro Abel; a Rua Ibituruna, na altura da Rua Moraes e Silva, no bairro do Maracanã; a Rua do Catete, próximo à Rua Silveira Martins, no bairro do Catete; a Rua Felipe Cardoso, em Santa Cruz, sentido Guaratiba; e a Rua Francisco Eugênio, em São Cristóvão.

Em Niterói, o prefeito Axel Grael publicou uma mensagem em seu perfil, numa rede social, informando que está acompanhou as ações da Defesa Civil Municipal.

“Além do vento forte, choveu granizo em alguns pontos do município, de acordo com a informação previamente enviada através de alerta pela Defesa Civil. A estação de meteorologia do Barreto registrou ventos fortes de até 63 km/hr. Às 15h30, nossa cidade entrou em estágio de atenção. Até o momento temos 26 registros de queda de árvores, 3 de queda de muro e 6 destelhamentos, ocorrências sem gravidade, em que não houve feridos. Equipes da Defesa Civil e da Seconser estão nas ruas atuando para amenizar os impactos das árvores e galhos caídos. As equipes da CLIN e da NITTRANS também estão mobilizadas".


Hoje, segunda-feira (16), com a aproximação de uma frente fria, houve chuva fraca a moderada, em pontos isolados, durante o dia. Os ventos estiveram moderados, com ocasionais rajadas fortes (entre 52 km/h e 76 km/h). Os modelos numéricos de previsão do tempo indicam estimativa média de chuva menor que 10 mm para este dia em toda a cidade, segundo o Alerta Rio.

O Alerta Rio é o sistema de alerta de chuvas intensas da cidade do Rio. Direto do COR, meteorologistas monitoram as condições do tempo na cidade durante 24 horas por dia, sete dias por semana.

Previsão do tempo para os próximos dias

Segundo o Alerta Rio, amanhã, terça-feira (17), a passagem da frente fria deixará o céu predominantemente nublado com chuva fraca a moderada, isolada, e ventos moderados a fortes (até 76 km/h) ao longo do dia. Estimativa média de chuva menor que 10 mm.

Na quarta-feira (18), ainda há condições para chuva fraca a moderada, isolada, durante a madrugada e manhã. Os ventos estarão moderados a fortes (até 76 km/h). Estimativa média de chuva menor que 5 mm.

Foi emitido Aviso de Ressaca pela Marinha do Brasil, com ondas de até 3,0 metros, com início às 9h de quarta-feira (18/05) e término às 9h de quinta-feira (19/05).

Na quinta-feira (19/05), por conta da atuação de um sistema de baixa pressão no oceano, há previsão de chuva fraca, isolada, durante a noite e os ventos poderão apresentar rajadas fortes a muito fortes (>76 km/h), principalmente no litoral da cidade. Estimativa média de chuva menor que 5 mm.

Na sexta-feira (20/05), o tempo permanece instável e há previsão de chuva fraca, isolada, a qualquer momento. Os ventos poderão apresentar rajadas fortes a muito fortes (>76 km/h), principalmente no litoral. Estimativa média de chuva menor que 10 mm.


POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.