O Flamengo está classificado para as oitavas de final da Libertadores. Após golear a Universidad Católica, nesta terça-feira (17), no Maracanã, por 3 a 0, o Rubro-Negro coroa campanha invicta na competição com ar de alívio, visto que a equipe carioca precisava de uma vitória neste escalão para retomar a confiança da torcida. Arão, Éverton Ribeiro e Pedro foram os autores dos gols do Mengão.
Costumeiramente, os donos da casa começaram pressionando e abriram o placar aos seis minutos. Em cobrança de escanteio por Arrascaeta, Arão foi esperto, se livrou da marcação e acertou uma bela cabeçada para deixar seu terceiro gol em dois jogos consecutivos.
O Mengão quase conseguiu o segundo com Bruno Henrique aos 12 minutos. Ayrton Lucas é derrubado na área e é derrubado, o árbitro manda o lance seguir e na sequência, Bruno Henrique, sozinho, isolou a bola. Lance polêmico.
Pérez evitou que o segundo gol fosse marcado. Aos 26, Andreas recuperou a bola, tabelou com Gabigol, que saiu na cara do goleiro, mas chutou em cima dele.
Mas não teve jeito para os chilenos. Em grande jogada coletiva do Flamengo, aos 38, Bruno Henrique recebeu o cruzamento de Matheuzinho e deu grande assistência para Éverton Ribeiro cabecear e ampliar o placar.
Pérez não deixou Gabi fazer o gol aos 44. O camisa nove recebeu, limpou a marcação e chutou forte com a perna direita, mas o goleiro chileno operou um milagre com grande reflexo.
A trave salvou Hugo Souza de mais pressão da torcida, que o vaiou toda vez que tocou na bola. Aos 46, o goleiro Rubro-Negro saiu mal, Valencia aproveitou e chutou, mas a bola tocou no travessão.
Na virada de campo, quem conseguiu a primeira chance perigosa foi a Católica. Aos dez, Zampedri chegou na área e bateu cruzado, mas Hugo Souza se esticou todo para fazer grande defesa.
Com 13 minutos, Gabi perdeu mais uma oportunidade no jogo. Matheuzinho cruzou rasteiro para o camisa nove que, livre, não alcançou a bola e desperdiçou mais uma. Não era o dia dele mesmo.
O Flamengo dominou a partida durante a segunda etapa, mas secou um susto aos 35, quando Zampedri acertou a cabeçada, mas Hugo Souza realizou excelente defesa para aliviar os ânimos novamente para o Mengão.
A resposta Rubro-Negra veio aos 38. Arrascaeta fez grande jogada individual, limpando a marcação e ajeitando a bola, mas na hora da finalização faltou capricho e a bola passou rente à trave.
Se não fosse Pérez, o jogo teria uma chuva de gols do lado do Flamengo. Ayrton Lucas partiu e passou para Éverton Ribeiro, que encontrou Pedro livre, mas o goleiro chileno cresceu no lance e evitou o gol.
Na segunda oportunidade de Pedro, ele não perdoou. Aos 45, o centroavante deixou a marcação procurando a bola e soltou uma bomba com a perna esquerda para marcar o terceiro do Mengão. A partida encerrou com 56% de posse de bola para a equipe chilena.
Hugo Souza, que foi vaiado durante toda a partida pela Nação Rubro-Negra, foi aplaudido após o apito final.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 3 X 0 UNIVERSIDAD CATÓLICA
Local: Maracanã, RJ
Data: 17 de maio de 2022
Horário: 21h30 (Brasília)
GOLS: Willian Arão (06 min, 1°T); Éverton Ribeiro (38 min, 1°T); Pedro (45 min, 2°T)
CARTÕES AMARELOS: Andreas Pereira; Matheuzinho; Astudillo; Felipe Gutiérrez; Tapia; Arão
Árbitro: Jhon Ospina (Colômbia)
FLAMENGO: Hugo, Matheuzinho (Rodinei), Pablo, Rodrigo Caio e Ayrton Lucas; Willian Arão, Andreas Pereira (João Gomes), Arrascaeta (Víctor Hugo) e Everton Ribeiro; Bruno Henrique (Lázaro) e Gabigol (Pedro). Técnico: Paulo Sousa.
UNIVERSIDAD CATÓLICA: Pérez; Astaburuaga, Paz (Tapia) e Parot; Astudillo (Rebolledo), Saavedra, Cuevas, Fuenzalida e Gutiérrez; Valencia e Zampedri. Técnico: Rodrigo Valenzuela.