Policiais civis da Delegacia do Consumidor (Decon), em ação integrada com o Procon, interditaram, nesta terça-feira (17/05), quatro clínicas de estética em Madureira, Zona Norte da capital. Duas pessoas foram presas.
A operação teve como objetivo fiscalizar estabelecimentos que realizam procedimentos estéticos fora das regulamentações da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e para apurar crimes contra as relações de consumo e saúde pública.
Durante a ação, os agentes encontraram grande quantidade de produtos fora da validade. Em uma das clínicas, as equipes apreenderam medicamentos proibidos pela Anvisa desde 2002. Esses produtos são indicados para tratar e prevenir embolia gordurosa, mas que de forma não comprovada, são usados irregularmente para reduzir gorduras localizadas e tratamentos estéticos.
Em outra clínica, as equipes encontraram uma câmara de bronzeamento artificial, cuja utilização também é proibida pela Anvisa.
Duas responsáveis por dois dos estabelecimentos foram presas pela prática de crimes contra as relações de consumo e contra saúde pública.