Criado com o objetivo de contemplar uma produção híbrida, que resultará em ações culturais por meio digital e presencial, prevendo a veiculação de conteúdo artístico de companhias circenses de dez municípios do Estado do Rio de Janeiro, o Projeto Caravana Carequinha entra em sua reta final com duas frentes de trabalho.
Enquanto uma equipe edita as mais de 50 horas de gravações dos espetáculos apresentados em Rio Bonito, outra faz visitas técnicas nos dez municípios participantes do projeto: Angra dos Reis, Cantagalo, Conceição de Macabu, Duque de Caxias, Guapimirim, Nova Friburgo, Petrópolis, Resende, Rio Bonito e São Gonçalo.
Nestas cidades serão realizados, nos fins de semana, entre os dias 28 de maio e 26 de junho, os chamados Cortejos Circenses, uma espécie de performance ambulante, em um caminhão trio, com cada uma das companhias selecionadas.
Cada cortejo acontecerá simultaneamente ao lançamento do espetáculo no site oficial do Projeto Caravana Carequinha (https://www.caravanacarequinha.com), que servirá para promover os shows virtuais e atrair o público de cada cidade para assisti-los, tanto virtual quanto presencialmente.
A gravação dos espetáculos no complexo circense montado em Rio Bonito, no mês de abril, reuniu em torno de 40 artistas e recebeu cerca de 550 convidados, entre adultos e crianças, em sua maioria estudantes da rede pública da cidade.
Eles se divertiram com palhaços, equilibristas, malabaristas e outros artistas de circo, em especial nos momentos em que interagiam no palco, junto com o elenco.
Após a edição final, os vídeos terão 40 minutos de espetáculo, 20 de Oficina e 30 de entrevista com os artistas e o making of com os bastidores do trabalho realizado com as companhias circenses.
O Projeto Caravana Carequinha, que leva este nome como homenagem a um dos palhaços mais conhecido do Brasil, com uma trajetória expressiva para a cultura popular brasileira, é uma iniciativa da Tapume Produções Artísticas, que tem o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e ao Esporte do Estado e patrocínio da Enel Distribuição Rio.
Fonte: Prefeitura de Rio Bonito