TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Como tratar o suor excessivo e a saúde dos cabelos

Especialistas dão dicas de como manter os fios bonitos e saudáveis

Por Portal Eu, Rio! em 19/05/2022 às 09:00:00

Foto: Divulgação

O suor é normal na vida do ser humano, mas muitas vezes também é um incômodo para várias áreas do corpo. Segundo um estudo do Instituto Ipsos, cerca de 10% da população brasileira sofre com excesso de suor e 70% nunca procurou um profissional, por considerar normal. As mulheres acabam sofrendo muito desse problema em relação aos cabelos.

Normalmente, o suor excessivo torna a pele mais oleosa, em especial os cabelos e a região da face. Segundo a farmacêutica homeopata especializada em estética, Silmeri Bolognani, é preciso cuidar bem dos fios. “A lavagem do couro cabelo depende do estilo de vida e do tipo de cabelo. Quem pratica atividades físicas com intensidade todos os dias, por exemplo, necessita fazer uma lavagem diária, mas o excesso de lavagem pode acabar ressecando demais os fios. O ideal é que o processo seja feito em dias alternados, com shampoo leve, que auxilie a manter a sensação de frescor e limpeza do couro cabeludo por bastante tempo”, explica.

Silmeri elaborou um cronograma capilar, famoso entre os influencers e artistas para manter os cabelos bonitos e saudáveis: “Seguindo continuamente, e, conforme a necessidade dos seus fios, o cronograma capilar é capaz de hidratar, nutrir, reparar e devolver o brilho, a maciez e o movimento para os seus cabelos, reduzindo o frizz, auxiliando no tratamento das pontas duplas e do ressecamento dos fios, fazendo com que eles se desenvolvam de forma mais saudável. Isso acontece porque os cabelos hidratados e nutridos (os dois passos mais importantes do cronograma) resultam em uma cutícula uniforme, que se traduz em maciez, brilho, movimento, menos frizz e cabelos mais resistentes. A hidratação e a nutrição devolvem para os fios todos os nutrientes perdidos ao longo dos dias com a exposição, a radiação solar, a poluição, a fontes de calor e químicas, enquanto a reconstrução devolve a massa para os fios”, orienta Bolognani.

Quem sofre com cabelo oleoso, deve utilizar algum produto? A médica dermatologista e tricologista do Mar Spa Capilar, Lívia Maria Camargo, explica: “Sim. O óleo capilar é essencial. A maneira correta de aplicação é a partir do comprimento até as pontas, com isso, as glândulas sebáceas presentes no couro cabeludo, não produzem oleosidade suficiente para alcançar todo o comprimento do fio. O uso deve ser diário”, detalha.

Com o crescimento de influencers na área da beleza e inúmeras receitas caseiras, a médica alerta: “Não é recomendado o uso de nenhuma receita caseira como tratamento, pois não há testes que comprovem sua eficácia e podem ter o efeito contrário ao esperado. Procure sempre orientação profissional’, finaliza Lívia.


POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.