O músico grego Vangelis morreu aos 79 anos nesta quinta-feira (19), em um hospital na França. O compositor era conhecido por seu trabalho em trilhas sonoras de filmes como Carruagens de Fogo e Blade Runner.
Nascido Evángelos Odysséas Papathanassíu, Vangelis começou a carreira musical no rock progressivo. Em 1968, ele fundou a banda Aphrodite’s Child, que se separou em 1972.
A música de Vangelis teve como marca o uso de sintetizadores e os trabalhos mais conhecidos foram para as telas. Em 1980, ele compôs a trilha da série Cosmos.
Produzida pela PBS, TV educativa dos EUA, a produção tinha roteiro e apresentação do físico e astrônomo Carl Sagan.
No cinema, Vangelis trabalhou com diretores como Oliver Stone e Ridley Scott. Compôs a trilha de Blade Runner, lançado por Scott em 1982.
Naquele mesmo ano, Vangelis venceu o Oscar de melhor trilha sonora pelo trabalho em Carruagens de Fogo, filme que conta a história da equipe britânica de atletismo às vésperas dos Jogos Olímpicos de Paris em 1924. A música tema virou sinônimo de cenas de corrida, e foi referenciada em uma performance humorística do ator Rowan Atkinson - o Mr. Bean - na abertura dos Jogos de Londres em 2012.