TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Sete características de um bom aluno de inglês

Estudante precisa ser o foco do aprendizado da Língua Estrangeira

Por Portal Eu, Rio! em 20/05/2022 às 10:48:13

Foto: Divulgação

Para o professor de inglês Vergílio Melo, o aluno é o foco de qualquer aprendizado. Essa é a metodologia aplicada por ele em suas aulas na Transfer English, plataforma de aprendizado em inglês. Lançada em janeiro de 2022, a plataforma via streaming e modelo de assinatura possui diversas trilhas de aprendizado para que o aluno possa interagir e variar a prática do aprendizado da língua. O ator principal desse processo é o aprendiz que, dentro da Transfer, pode transformar uma dificuldade em um prazer.

“Nunca foi tão possível ter tanto acesso e tanta informação ao mesmo tempo, então é importante usarmos esses inúmeros recursos para aprender inglês. Quando você se apropria do inglês para fazer o que você gosta, o aprendizado fica muito mais fácil”, acrescentou Vergílio. Pensando nisso, o professor Vergílio, em parceria com a professora Raisa Ketzer, também da Transfer English, selecionou sete características que um bom aluno de inglês precisa ter:

1. Estar aberto a experimentação

Quando você é um aprendiz de uma língua, você vai usar o contexto e as relações para entender o que está sendo falado. Você vai usar o mundo ao seu redor para entender o que está sendo dito. Então a dica é não ter medo de errar, brinque de adivinhar. É possível que a sua intuição esteja certa.

2. Gostar de se comunicar

Na cabeça desse aluno, ele não está interessado em entender a estrutura antes de falar, ele quer que a sua mensagem chegue do outro lado, e para isso ele vai usar todos os recursos disponíveis. Nem sempre será a linguagem oral, pode ser o gestual, por exemplo. Ou quando ele consegue explicar o objeto, no lugar de saber o nome do objeto em inglês. Ou seja, ele não perde a oportunidade de estabelecer a comunicação.

3. Não tem vergonha de falar

Quando você usa o seu inglês, você está colocando em prática. As vezes a gente cria esse medo da situação, porque achamos que o nosso interlocutor precisa nos aceitar, como se ele fosse te julgar. E, na verdade, ele só quer te entender. O objetivo é conseguir se comunicar, e não falar certo ou errado. É importante se perguntar: o que eu estou perdendo em arriscar? E o que eu estou perdendo em não arriscar?

4. Prestar atenção na estrutura da linguagem

Essas pessoas estão sempre tentando estabelecer padrões. Ela olha com olhar crítico para frase. Será que esse verbo cabe ali também? O processo de perguntar e ter dúvidas mostra que o aluno tem foco no aprendizado e quer saber mais. Quem está aprendendo é quem tem muita dúvida.

5. Eles praticam

Não que exista perfeição, mas a prática é importante para consolidar o que você aprendeu. Vamos supor que você assistiu uma aula, e aprendeu novos vocabulários. Quando você estiver na 10ª aula, você já não vai lembrar se você não praticar, e esse praticar pode ser estudando, lendo, escutando uma música, vendo uma série em inglês. Não tem sensação melhor do que você identificar em um filme, uma palavra que você acabou de aprender. Precisamos tentar ter uma visão mais positiva desse processo, que é a recompensa do aprendizado. Isso nos motiva a querer aprender mais.

6. Monitorar suas próprias performances (autoavaliações)

Quando você está na plataforma da Transfer English, você tem a opção de fazer uma atividade extra, e provar para você mesmo que você absorveu aquele aprendizado. Essa lucidez de perceber onde você está ganhando e onde você precisa de mais prática, é o que chamamos de autoavaliação. Se você ficar passivo à aprendizagem, é difícil avançar. É preciso identificar suas dificuldades para poder guiar melhor o seu estudo.

7. Prestar atenção no significado

Eles vão tentar aprender o contexto em que a palavra foi usada. Qual a relação entre os falantes, qual a função dessa palavra, etc. Essa atenção ao significado é fundamental quando você está aprendendo uma língua. Algumas palavras e expressões podem ter o mesmo significado na tradução literal, e podem ser usadas, em algumas situações, como sinônimos, mas isso vai mudar conforme o ambiente, a formalidade, e a relação das pessoas! “How are you doing” e “What’s up”, podem ter o mesmo significado, mas normalmente são utilizadas em situações diferentes.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.