TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

GM-Rio promove formatura do curso de Ações de Controle de Distúrbios

Capacitação envolve autocontrole e decisão em situações difíceis.

Por Leonardo Pimenta em 23/11/2018 às 02:13:40

Guarda Municipal do Rio capacitou agentes e guardas no curso de Ações de Controle de Distúrbios. Foto: Divulgação

O Grupamento de Operações Especiais da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) promoveu, na tarde desta quinta-feira (22), a cerimônia de formatura do Curso de Ações de Controle de Distúrbios. O curso de capacitação foi realizado entre os dias 29 de outubro e 21 de novembro e contou com a participação de 13 guardas municipais do Grupamento de Operações Especiais (GOE) da GM-Rio, cinco militares do Corpo de Fuzileiros Navais, agentes do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) do Estado do Rio de Janeiro, guardas da Prefeitura de Rio das Ostras e seguranças do MetrôRio.

O Treinamento em Ações de Controle de Distúrbios do GOE promoveu o aprimoramento e a padronização dos conhecimentos técnicos e operacionais a respeito dos protocolos utilizados para esse tipo de ação. Os alunos do curso tiveram disciplinas como Deslocamento de Fração Tática, Técnicas de Combate Corporal Misto, Operações em Ambientes Confinados e Técnicas de Segurança e Defesa Civil. Nessa edição, a grade curricular também contou com instruções de Psicologia Aplicada e Processo Decisório. As novas matérias foram incluídas com o objetivo de auxiliar os agentes a manter o autocontrole e tomar as decisões mais acertadas em situações difíceis.

A carga horária do curso foi de 185 horas/aula, e os alunos tiveram treinamento para uso de armas não-letais, como pistolas de eletrochoque e espargidores.

A formatura teve a participação da comandante da GM-Rio, inspetora geral Tatiana Mendes, do comandante do GOE, inspetor Alex Abrantes, e de integrantes do comando da GM-Rio.

"Desde quando a Guarda Municipal foi formada, estudamos as técnicas e ações de controle de distúrbios. No início, as instruções tinham uma base militar. Contudo, com o passar dos anos, fizemos modificações e adaptações para atender à nossa realidade. Criamos uma doutrina e nos especializamos e hoje também podemos contribuir com outras instituições, multiplicando o conhecimento",disse o subinspetor Abrantes.

"Parabenizo a cada um dos alunos que não apenas tiveram a iniciativa de se candidatar ao curso, mas com garra o concluíram após passar por um mês de treinamentos intensos. Precisamos, no nosso dia a dia, não somente de uma Guarda e de instituições grandes em número, mas sim de agentes capacitados, com conhecimento técnico, que agirão com maior segurança em todas as ocorrências", afirmou a comandante durante a solenidade.

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.