O Vasco, 14º colocado, agora com 42 pontos, termina a rodada quatro pontos à frente da zona de rebaixamento. Se vencer o líder Palmeiras, com 74 pontos, domingo, em São Januário, estará matematicamente livre da degola. Em uma competição de pontos corridos, até perdendo, um time ameaçado pode se classificar. Vai depender da combinação de resultados.
Se o Vasco perder para o Palmeiras, mas Vitória, 19º colocado, com 36 pontos, e América-MG, 18º lugar, com 37 pontos, não vencerem seus jogos, contra Grêmio e Bahia, ambos em casa, e o Sport, 17º colocado, com 38 pontos, perder para o São Paulo, 5º lugar, com 62 pontos, no Morumbi, o time cruz-maltino se salva.
Com essa combinação, restando apenas uma rodada, Sport só poderá chegar a 41pontos; América-MG, 40 pontos; e, Vitória, 39 pontos. Isso, se vencerem Santos, Fluminense e Palmeiras, na última rodada.
Voltando para a próxima rodada, se o Vitória empatar com o Grêmio, vai a 37 pontos. Caso vença o Palmeiras, sobe para 40. Já o América-MG, empatando com o Bahia, vai a 38 pontos. Se vencer o Fluminense, sobe para 41. Os dois não teriam como alcançar o Vasco, com 42 pontos.