TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Petrópolis terá Bauernfest, Festa do Colono Alemão, em agosto

Nos últimos dois anos, o evento ocorreu de forma online, devido à pandemia da Covid-19

Por Anderson Madeira em 01/06/2022 às 21:01:19

Bauernfest será realizada em agosto. Foto: Divulgação

Tentando se recuperar dos estragos causados pelas fortes chuvas de 15 de fevereiro e 20 de março, a cidade de Petrópolis confirmou a realização da 33ª edição da Bauernfest – Festa do Colono Alemão. Tradicionalmente realizada no final de junho, ela ocorrerá este ano entre os dias 12 e 28 de agosto. Nos últimos dois anos, o evento ocorreu de forma online, devido à pandemia da Covid-19. A prefeitura, através do Instituto Municipal de Cultura e da Secretaria de Turismo, vai promover em junho as licitações para a escolha das empresas que ficarão responsáveis pela distribuição do salsichão, chope, atrações culturais e patrocínio. Também será realizada a licitação das barracas.

“Todas as secretarias envolvidas estão se preparando para realizar a Bauernfest. As obras no Palácio de Cristal estão quase prontas para receber a Bauer, que vai mostrar toda a nossa resiliência. A Festa do Colono Alemão é o nosso maior evento e estamos empenhados em promover uma grande festa”, comentou o prefeito Rubens Bomtempo.

Além das licitações para a realização da festa mais tradicional da cidade, a prefeitura também vai abrir inscrições para o concurso da rainha e princesas da Bauer. O cadastramento deverá ser feito online e a eleição será no dia 25 de junho, com local ainda a ser definido.

“Vamos fazer uma festa muito bonita, com a cidade de braços abertos para moradores e turistas aproveitarem o melhor da Bauernfest. São muitos desafios para realizar a festa, mas todos estão empenhados na organização da nossa maior festa”, disse a secretária de Turismo, Diana Iliescu.

Na Bauernfest, os visitantes conhecem a culinária alemã, assistem a apresentações de grupos folclóricos alemães e há ainda concurso de tomadores de chope a metro, shows musicais e o desfile no Centro Histórico dos grupos folclóricos, entre outras atrações.

Mais de 450 mil turistas em 2019

Na última edição presencial, em 2019, o evento bateu recorde de público, com a presença de mais de 450 mil pessoas e movimentação de R$ 55 milhões na economia da cidade, segundo informações da prefeitura. Durante a festa, várias ruas, estabelecimentos, pontos turísticos e casas são enfeitadas com as cores da bandeira da Alemanha.

Turistas de todo país aproveitaram os espaços do evento e muitos chegaram nos mais de 1.500 ônibus e vans de excursão – maior número já recebido durante um evento. Hotéis e pousadas também comemoram a ocupação, que ultrapassou os 90% em todos os fins de semana no Centro Histórico e arredores. No comércio, como da Rua Teresa, algumas lojas chegaram a ter um aumento de 35% nas vendas.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.