Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Alerta

Detectada Cepa recombinante XQ do coronavirus

25 casos são identificados no Rio Grande do Sul


Estudo detecta 25 cepas recombinante do coronavirus. Foto: Agência Brasil
Um intensivo trabalho de vigilância genômica detectou 25 casos da cepa recombinante XQ no Rio Grande do Sul entre os meses de março e maio. O vírus apresenta uma mistura do genoma de duas linhagens da variante Ômicron: BA.1 e BA.2.

A cepa XQ já tinha sido detectada em casos isolados em Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Porém, os dados de sequenciamento indicam que o Rio Grande do Sul é o primeiro estado onde há um cluster de transmissão local do vírus.

Os casos foram identificados através da análise de amostras referentes aos meses de março a maio, com crescimento gradual: em março, foram detectados dois casos, representando 0,3% dos 324 genomas sequenciados; em abril, oito casos, correspondendo a 8% dos 98 sequenciamentos; e em maio, 15 detecções, o que representou 7% dos 109 casos analisados.

“A identificação ocorreu em diferentes municípios gaúchos, o que sugere uma transmissão local da recombinante XQ no estado”, afirma a pesquisadora do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Paola Resende.

Referência em vírus respiratórios junto ao Ministério da Saúde e em Covid-19 nas Américas junto à OMS, o Laboratório integra a Rede Genômica Fiocruz e liderou o esforço de vigilância genômica no Rio Grande do Sul em parceria com o Lacen-RS. Os achados foram imediatamente informados ao Ministério da Saúde e à Secretaria estadual de Saúde do RS.


Agência Brasil

Coronavirus Cepa Estudo

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!