O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou neste sábado (4) que ainda não há casos confirmados de varíola de macaco no país. A informação foi divulgada por meio de seu perfil na rede social Twitter.
Ele também afirmou que o governo federal reforçou a política de testagem, para que seja possível otimizar o diagnóstico da doença no país.
Segundo ele, o Ministério da Saúde continua monitorando possíveis casos da doença e todos seguem isolados. Queiroga explicou que, além dos quatro casos já em investigação (Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará), outros dois casos suspeitos foram notificados no estado de Rondônia.
A varíola dos macacos é causada por um vírus infeccioso, que é transmitido pelo contato com a pele. Os sintomas incluem bolhas no corpo, principalmente no rosto, nas genitais, nos pés e nas mãos — além de febre, dores musculares e falta de energia.
O alerta internacional relacionado à doença motivou a Anvisa a se reunir nessa sexta-feira (3) com representantes do setor de aviação civil. A reunião serviu para reforçar as orientações e medidas sanitárias nos aeroportos e aeronaves no combate à varíola dos macacos e à pandemia de covid-19.
Fonte: Agência Brasil e Rádio Nacional