A Colômbia precisou de muita determinação para superar a seleção do Senegal por 1 a 0 e conquistar a vaga para as oitavas da Copa do Mundo, nesta quinta-feira, pelo Grupo H. O gol foi do zagueiro Mina, ex-Palmeiras e atualmente no Barcelona, aos 28 minutos do segundo tempo. A outra vaga foi decidida no critério dos cartões amarelos, em favor dos japoneses.
Com a derrota do Japão para a Polônia num jogo simultâneo a esse, as duas equipes ficaram com campanhas idênticas. No entanto o Japão tomou menos cartões amarelos durante os três jogos e se classificou pela regra do fair-play.
A Colômbia espera agora o seu adversário, que sairá o perdedor do confronto entre Bélgica e Inglaterra, que acontece nesta quinta-feira às 15 (de Brasília).
Em outro jogo, Japão e Polônia decepcionaram suas torcidas pelo fraco desempenho, no estádio de Volgogrado. Precisando apenas de um empate para avançar às oitavas, os japoneses perderam por um 1 a 0, mas abriram mão de correr atrás do placar no momento em que a Colômbia abriu o placar contra Senegal, resultado que garantiu a classificação da seleção japonesa.