Para lembrar a importância da doação de sangue e buscar novos doadores, amanhã dia 25 de novembro é o Dia do Doador Voluntário de Sangue. E para comemorar essa data, o Hemorio está de portas abertas para receber os voluntários.
Além de decoração especial, haverá distribuição de lanche, após a doação, que será incrementado com um bolo e bombons de chocolate. Os candidatos à doação poderão também levar para casa uma muda de uma árvore.
O projeto Replantando Vidas, da Cedae, estará no hemocentro distribuindo as mudas e explicando a importância social que o cultivo tem na ressocialização de apenados do sistema prisional do estado.
Para o balconista de farmácia Carlos Roberto Magalhães Mendes, que é doador de sangue há mais de dez anos, doar sangue "é você poder ajudar a outra pessoa que precisa de seu sangue, coisa que não custa nada pra doar. Fazer o bem a outra pessoa. Além de tudo faz bem pra sua própria vida".
Atualmente, 1,6% da população brasileira é doadora de sangue, informa o Ministério da Saúde. Apesar do índice ser considerado aceitável, há espaço para melhora. Segundo a Organização Mundial de Saúde o ideal é que 3% da população, seja doadora.
O presidente Castello Branco estabeleceu, através do Decreto de Lei nº 53.988, de 30 de junho de 1964, o Dia do Doador Voluntário de Sangue.
Os doadores também podem celebrar o ato de doar sangue no dia 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue.
A comemoração pelo Dia do Doador Voluntário de Sangue continua na próxima semana. Na Cinelândia entre os dias 27 e 30 de novembro, no horário das 7h às 16h, o Hemorio estará na Semana da Saúde.
O evento terá diversos serviços de saúde, organizado pela Secretaria de Estado de Saúde. A estrutura contará com 10 cadeiras para doação e capacidade para atender até 450 pessoas.
Requisitos para doar sangue:
Esteja alimentado. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
Não ter ingerido bebidas alcoólicas e nem uso de maconha nas últimas 12 horas;
Não estar gripado, resfriado ou em processo alérgico;
Não ter tomado antibiótico nos últimos 15 dias;
Ter repousado bem na noite antes da doação;
O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
Não ter se exposto ao risco de contrair o vírus da AIDS;
Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva (micropigmentação) nos últimos 12 meses. No caso de piercing na cavidade oral e/ou na região genital, aguardar 12 meses após a retirada;
Não ter diabetes;
Não estar grávida, nem com suspeita de gestação;
Não estar amamentando, ao menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses;
Não estar acompanhado de crianças, sem acompanhante na hora da doação;
Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional ou carteira de motorista.
O Hemorio fica na R. Frei Caneca, 8, no Centro do Rio, e estará funcionando normalmente neste domingo, das 7h às 18h. Telefone: 0800-2820708 (Disque Sangue) (21) 2332-8611 / (21) 2332 -8612 / (21) 2332-8613 / (21) 2332-8614
Matéria: Jorge Chaves
Foto: Assessoria - Sala de coleta da estrutura montada no ano passado.