O palco do Theatro Municipal recebe, pela primeira vez, a versão estendida – dois atos em quatro cenas – do ballet "O Corsário" montada por uma companhia nacional. A obra, um clássico do repertório mundial, que narra uma história de amor e aventura em um universo de piratas e odaliscas, será encenada pela jovem Cia BEMO-TMRJ, de 15 a 19 de junho, com ingressos a preços populares. Como protagonistas, três talentos da BEMO: Marcella Borges, que brilhou recentemente na última montagem de “Lago dos Cisnes” no Theatro Municipal, José Ailton e Alysson Trindade, e os primeiros bailarinos do Theatro Municipal, Cícero Gomes e Filipe Moreira, em participação especial. A remontagem e adaptação da coreografia de Marius Petipa são de Jorge Texeira e Hélio Bejani, que assina a direção-geral junto com Ana Paula Lessa. Uma hora antes de cada espetáculo será realizada palestra educativa gratuita no Salão Assyrio com curiosidades sobre o ballet “O Corsário”, o processo criativo da montagem, a diversidade e a valorização das diferenças (raça e gênero). A estreia do espetáculo, no dia 15 de junho, será exclusiva para escolas e contará com uma palestra de boas-vindas da primeira bailarina do Ballet do Theatro Municipal, Márcia Jaqueline, e do primeiro bailarino, Filipe Moreira. O ballet “O Corsário” é uma realização da Associação dos Amigos da Escola Maria Olenewa (AMADANÇA), Ministério do Turismo, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Theatro Municipal do Rio de Janeiro. FORMAÇÃO PROFISSIONAL "Criamos uma companhia de ballet que respeita e valoriza a diversidade. São 26 moças e 17 rapazes em cena, de diferentes raças e situações sócio-econômicas unidos pelo amor à arte, talento e disciplina. Quem assiste às apresentações da Cia BEMO, apoia a Escola de Dança Maria Olenewa e a ampliação do mercado profissional, cada vez mais promissor, para jovens bailarinos", completa Hélio Bejani, diretor da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa e Regente do Ballet do Theatro Municipal, bailarino consagrado nos palcos e coreógrafo de comissões de frente dos desfiles de Carnaval, atual campeão do Carnaval 2022 com a Grande Rio. CIA BEMO-TMRJ A Cia Ballet da Escola Maria Olenewa do Theatro Municipal (BEMO-TMRJ) do Rio de Janeiro foi criada em abril de 2018 para dar oportunidade de uma experiência profissional aos alunos oriundos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (EEDMO), a mais antiga do país, criada em 1927. Na EEDMO, os alunos estudam por nove anos e recebem gratuitamente uma formação de excelência em dança. “Na BEMO-TMRJ, eles vivem a experiência de ingressar em uma companhia profissional e têm a certeza de que é o que desejam como carreira”, explica Bejani. FORMAÇÃO DE PLATEIA Oitenta professores participaram de uma palestra com o historiador da Dança, Prof. Dr. Paulo Melgaço, com o objetivo de receberem informações para trabalhar em sala de aula com os estudantes. “É muito importante os alunos das escolas públicas terem acesso a diversas culturas. Receberemos jovens estudantes para assistir jovens bailarinos”, contextualiza Melgaço. Os professores fizeram uma visita guiada ao Theatro Municipal e saíram com material educativo. Os alunos vão aprender em sala de aula com seus professores, e no dia da estreia do espetáculo, 15 de junho, participarão de uma récita exclusiva para escolas com uma palestra de boas-vindas da primeira bailarina do Ballet do Theatro Municipal, Márcia Jaqueline. Os estudantes receberão caderno educativo visando estimular o pensamento crítico e o debate. BALLET O CORSÁRIO - Ballet em dois atos, com quatro cenas, que se passa no Mar Jônico, quando a Grécia estava sob o domínio turco. ATO 1 Cena 1 – No Mercado: Mulheres escravizadas são negociadas pelo mercador Lankendem. O rico Paxá Seyd arremata a linda e amável Gulnara. Lankendem então lhe oferece a bela Medora, mas Conrad, um corsário disfarçado de comerciante, apaixonado por Medora, duela com o Paxá para impedir a venda da amada. Vitorioso, Conrad escapa com ela e outras escravas levando Lankendem como prisioneiro. Cena 2 – Na Gruta dos Piratas: Conrad mostra seu esconderijo a Medora. O colega Birbanto convoca os piratas a levarem as escravas e Lankendem à gruta. Medora suplica a Conrad para que as liberte, ele concorda, mas Birbanto se opõe e persuade os piratas a se rebelarem. A liderança de Conrad os faz mudar de ideia. Lankendem então oferece ao insatisfeito Birbanto, em troca de sua liberdade, uma poção que, se borrifada em flores, faria a vítima dormir. Birbanto a coloca em uma rosa e a entrega a Medora, que a estende a Conrad, que cai em um sono profundo. Os piratas se rebelam. Medora rouba um punhal e corta o braço de Birbanto. Na confusão, Lankendem captura Medora e escapa. Birbanto, prestes a matar Conrad, é impedido por um escravo. Conrad acorda e, atordoado, novamente sai para salvar sua amada. ATO 2 Cena 1 – No Salão do Paxá: Gulnara está sendo mimada pelo Paxá quando Lankendem chega trazendo Medora. Emocionado, o Paxá declara que ela será sua principal esposa e, satisfeito com suas amadas mulheres, sonha com elas como se fossem flores de um lindo jardim. Neste momento, é alertado de que peregrinos desconhecidos chegaram durante as orações noturnas. São os piratas disfarçados. Conrad lidera as rezas enquanto seus companheiros desarmam a guarda. Medora é libertada e Lankendem novamente capturado com suas riquezas. Cena 2 – Na Gruta dos Piratas: Os piratas retornam à gruta e Medora e Conrad dançam celebrando o amor, partindo novamente em busca de novas aventuras. |