O interventor federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro, general Walter Souza Braga Netto, participou da solenidade de abertura da Ação Comunitária que foi realizada, neste sábado (24/11), no município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O megaevento foi organizado pelo Gabinete de Intervenção no estado e teve como finalidade a oferta à população de uma série de serviços públicos e sociais. Durante todo o dia, centenas de pessoas compareceram ao Ciep 177 Constantino Reis, no bairro São Bernardo, para obter algum dos muitos benefícios que eram oferecidos.
Braga Netto foi para o local do evento num carro blindado do Exército. Por volta do meio-dia, o general chegou ao Ciep, acompanhado do prefeito da Cidade, Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho (MDB), e de outras autoridades civis e militares. A esta altura, as dependências da escola já se encontravam tomadas por cidadãos comuns que estavam em busca de algum serviço. Eles se misturavam com os funcionários que estavam trabalhando na Ação Comunitária e com integrantes do Exército, Marinha, Aeronáutica e das forças auxiliares do estado. Uma enorme bandeira brasileira foi afixada na fachada do Ciep.
Após o hasteamento da Bandeira do Brasil e do canto do Hino Nacional, o interventor federal visitou alguns estandes onde estavam sendo oferecidos os serviços à comunidade e assistiu as apresentações de artistas e outras atrações. Braga Netto não quis dar entrevista. O governo do estado mobilizou várias secretarias para atender a população que buscava ajuda no Ciep Constantino Reis, entre elas, as pastas de Saúde, Direitos Humanos e Trabalho e Renda, além do Detran.
A Prefeitura de Belford Roxo atuou no incentivo aos moradores para fazer o registro dos seus imóveis e no cadastro de benefícios sociais. A emissão de documentos e apoio jurídico foram os serviços mais procurados. Também houve a participação de empresas, como a Clínica Jorge Jaber que orientou crianças e adolescentes sobre a prevenção ao uso das drogas.