O Império Serrano inaugurou na última sexta-feira (10) a exposição "Besouro, Saravá, Serrinha", no Madureira Shopping. A mostra traz fotografias do vitorioso desfile de 2022, que recolocou a escola de volta ao Grupo Especial com o título da Série Ouro.
Com os olhares dos fotógrafos Pedro Siqueira, João Carlos Gomes e Luis Miguel Ferreira, o 'Reizinho de Madureira' registrou o processo de construção do carnaval sobre o capoeirista baiano Besouro Mangangá, desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira. Do barracão à festa do título, passando por ensaios, concentração e o ápice na Sapucaí, a exposição apresenta fotos inéditas de momentos inesquecíveis para os imperianos. Siqueira explica como surgiu a ideia.
"Começamos a pensar na exposição após um ensaio de comunidade, com uma conversa descontraída. A partir dela, passamos a esboçar e imaginar algo que pudesse ser capaz de sintetizar através de fotos todo o sentimento e energia para retomada do carnaval após um período duro da pandemia do Covid-19. E a cada clique, a exposição já ia se concretizando, sendo finalizada com chave de ouro na conquista do título pelo Império Serrano", sintetiza o fotógrafo.
Ainda segundo Pedro, a inspiração para as fotos foi a comunidade, que é a base da agremiação de Madureira.
"As imagens buscam mostrar o chão, a comunidade e as pessoas que fazem, de fato, a escola de samba acontecer. Parafraseando os versos de Beto Sem Braço e Aluísio Machado, no histórico 'Bum Bum Paticumbum Prugurundum', que alertava sobre o 'esconder gente bamba', a gente buscou fazer ao contrário: mostrar que o Império Serrano exalta a sua gente bamba com muito orgulho", afirma Pedro Siqueira.
A exposição "Besouro, Saravá, Serrinha", que tem a curadoria de Emerson Pereira e Rhuan Gonçalves, fica em cartaz até 7 de julho, no terceiro piso do Madureira Shopping, em frente à Loja do Império Serrano. No local, os frequentadores poderão ver de perto o troféu da Série Ouro, além de vídeos de bastidores do carnaval 2022.
Fonte: Império Serrano