Com a taxa Selic e os juros altos, é comum que a maioria das pessoas enxerguem o cenário econômico com pessimismo, preferindo guardar seu dinheiro e não movimentá-lo. Certamente este não é o melhor momento para fazer compras, financiamentos e empréstimos, porém é o melhor momento para investir.
Investir o seu dinheiro é a melhor maneira de fazê-lo render. Desse modo, você gera lucros e cria uma reserva para o futuro. Além disso, ao contrário dos financiamentos, é justamente quando as taxas de juros estão altas que os investimentos se tornam uma excelente opção.
Hoje em dia é possível encontrar plataformas online de corretoras especializadas em diversos tipos de investimentos, como é o caso da plataforma da corretora AvaTrade. Essas corretoras oferecem segurança para o investidor independentemente do seu nível de conhecimento, uma vez que disponibilizam materiais de estudo sobre esse mercado. Isto é o mais importante no momento de começar a investir o seu dinheiro: conhecer o mercado, saber qual é o seu perfil de investidor e definir exatamente quais são as suas metas e objetivos.
Por onde começar?
O primeiro passo é, sem dúvidas, conhecer o seu perfil de investidor. Você precisa saber se está disposto a correr riscos em troca de maiores lucros ou se prefere um lucro menor com maior segurança. Basicamente, existem três tipos de perfil de investidor: conservador, moderado e arrojado.
O investidor conservador dá mais importância à segurança do que ao lucro. Ele não se importa em ter um lucro baixo, desde que seu dinheiro esteja em completa segurança. O investidor moderado possui algumas características do conservador, já que ele também preza muito pela segurança – contudo, em alguns casos, esse tipo de investidor está disposto a abrir mão dela em troca de melhores retornos financeiros.
Em outras palavras, o investidor moderado é aquele que aceita correr riscos baixos. O investidor arrojado, por sua vez, é aquele que se dispõe a correr mais riscos. Ele não se importa se o risco do investimento é alto, uma vez que sua visão está sempre voltada ao possível retorno que terá.
O segundo passo para começar a investir é conhecer as suas metas e objetivos a longo prazo. Por que você está investindo? Pretende comprar uma casa? Vai se aposentar? Mapeie os seus objetivos e pense neles durante as operações. Em seguida, determine o valor mensal que você pode investir de acordo com a sua renda.
Sabendo qual é o seu perfil e definindo as suas metas e orçamento — e claro, depois de ter estudado o suficiente sobre investimentos —, você conseguirá escolher o tipo de investimento que mais se adequa às suas circunstâncias. As opções são diversas.