A Subprefeitura de Jacarepaguá, em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e Comlurb, com apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar (PM), realizou duas ações de abordagem, acolhimento, ordenamento e limpeza na região da Cidade de Deus e ao longo da Estrada dos Bandeirantes, em Curicica, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.
Nestes locais, pessoas em situação de rua costumam se abrigar embaixo das marquises e construir estruturas precárias para moradia e uso de entorpecentes. Ao todo cinco pessoas aceitaram preenchimento de ficha para encaminhamento aos serviços da Prefeitura. Nenhuma delas aceitou acolhimento. Dois caminhões cheios de lixo foram retirados pela Comlurb. Educadores sociais orientaram e encaminharam aqueles que aceitaram os serviços ofertados pela Prefeitura do Rio.
A subprefeita Talita Galhardo contou que estão acontecendo uma série de ações nos sub-bairros da região. Ela destacou que os profissionais de assistência social estão nas ruas oferecendo os serviços disponíveis, mas que a Lei não permite que as pessoas sejam encaminhadas para as Unidades de Reinserção Social (URS) de forma compulsória. “Oferecemos emissão de documentos, assistência psicossocial e médica para os que desejam. Porém, só podemos agir de forma mais efetiva quando a pessoa aceita”, concluiu a subprefeita.