O Vasco venceu o Operário-PR por 3 a 0, nesta sexta-feira (24), em São Januário, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Com a vitória, o Cruzmaltino chegou aos 30 pontos e subiu para segundo na tabela da Série B, com um ponto a menos que o Cruzeiro, que tem uma partida a menos. Já o Operário-PR é o 11º colocado, com 16 pontos.
O Vasco realizou uma série de homenagens à causa contra a homofobia, para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, que acontece na próxima terça-feira. O time entrou em campo com fogos nas cores da bandeira LGBTQIA+.
O Cruzmaltino começou pressionando a saída de bola do Operário, que tentava sair jogando. Aos 14, Nenê cruza rasteiro para a área, mas a bola vai fraca nas mãos do goleiro Simão.
O Operário responde dois minutos depois. Após cobrança de escanteio, Thales escora de cabeça na primeira trave, mas Paulo Sérgio não consegue chutar para o gol.
O jogo fica equilibrado. Aos 30, Reniê chuta de longe para boia defesa de Thiago Rodrigues. Três minutos depois, Gabriel Pec faz grande jogada individual, tenta o cruzamento e cruza para a defesa cortar a jogada.
O Vasco não esteve bem taticamente no primeiro tempo, principalmente na criação do meio para frente. Já o Operário teve mais volume de jogo, ameaçando mais no ataque.
O Operário volta mais ofensivo para o segundo tempo. Aos 4 minutos, Giovani Pavani chuta forte da entrada da área e acerta o travessão. O lance animou ainda mais o time paranaense, que troca passes no ataque.
O Vasco começa a se organizar taticamente. Aos 13, Nenê rola para Figueiredo, que arrisca chute de longe e isola a bola, assustando a defesa adversária.
Aos 32, Palacios arrisca chute de longe, mas isola a bola. Quatro minutos depois, Nenê cruza duas vezes para a área. Na segunda tentativa, o camisa 10 encontra Quintero, que cabeceia para dentro do gol.
Aos 43, Ronald coloca o braço na bola dentro da área, o árbitro consulta o VAR e marca pênalti. Nenê cobra com categoria e marca o segundo gol do Vasco.
O jogo ficou fácil para o Crzmaltino. Aos 50, Palacios cobra falta na entrada da área, no ângulo, para marcar o terceiro gol.
FICHA TÉCNICA
VASCO 3 X 0 OPERÁRIO-PR
Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (SP)
Assistentes: Evandro de Melo Lima (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
VAR: Vinicius Furlan (SP)
Público pagante: 20.269 pessoas
Público presente: 21.739 pessoas
Renda: R$ 579.022,00
Cartões Amarelos: Yuri Lara e Palacios (VAS); Thales, Paulo Sérgio e Willian Machado (OPE)
Gols: Quintero (34'/2ºT 1-0), Nene (43'/2ºT 2-0) e Palacios (50'/2ºT 3-0)
VASCO: Thiago Rodrigues, Weverton, Quintero, Anderson Conceição e Edimar; Yuri Lara, Andrey (Juninho, 30'/2ºT) e Nene (Matheus Barbosa, 45'/2ºT); Figueiredo, Getúlio (Palacios, 11'/2ºT) e Gabriel Pec (Raniel, 30'/2ºT) - Técnico: Maurício Souza.
OPERÁRIO: Simão, Thales (Ronald, 1'/2ºT), Reniê e Willian Machado (Júnior Brandão, 46'/2ºT); Arnaldo, Ricardinho, Tomas Bastos (Reina, 28'/2ºT), Giovanni Pavani (Giovani Albuquerque, 36'/2ºT) e Fabiano; Paulo Sérgio e Silvinho (Felipe Saraiva, 46'/2ºT) - Técnico: Claudinei Oliveira.