A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi informada pelo Grupo de Implantação da TV Digital (Gired), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), que hoje (28) será feito o desligamento do sinal analógico de TV em algumas regiões do país. Nesta quarta-feira, o desligamento acontecerá no oeste do Paraná e no sul do Rio Grande do Sul, no interior do Rio de Janeiro e no interior de São Paulo, processo que irá até o dia 12 de dezembro.
Segundo a Anatel, algumas localidades alcançaram o percentual mínimo de 90% dos domicílios qualificados para receber o sinal digital de TV. De acordo com pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, encomendada pelo Gired, no sul do Rio Grande do Sul, a população que possui sinal digital atingiu o percentual de 90% e no oeste do Paraná, o percentual atingido foi de 92%.
A pesquisa revelou que no interior do Rio de Janeiro e no interior de São Paulo, a porcentagem foi menor. Os percentuais ficaram em 87% para Fluminenses e 89% para os paulistas. Devido aos dados apresentados o desligamento nesses estados terá um período mais extenso. A Anatel prevê que na data final do desligamento, dia 12/12, essas regiões atinjam o percentual de 90% necessário.
Com o desligamento do sinal analógico, será liberado a faixa de 700 MHz que atualmente é ocupada por canais de TV aberta. A intenção é que essa frequência amplie o serviço de internet e telefonia de quarta geração (4G) no país. Segundo levantamento feito pela Empresa Administradora da Digitalização (EAD), esse processo de mitigação de sinais já atingi 41% das cidades brasileiras e 4.263 já utilizam a banda larga em 700 MHz.
Antes da liberação, será feira uma campanha de mitigação junto a população para informar sobre como agir em caso de interferência do sinal da banda larga móvel na TV aberta digital. O período de mitigação dura em média 30 dias. Após o término deste processo, a Anatel libera o uso da faixa de 700 MHz.
Outras regiões do país passaram por esse processo como é o caso das cidades de Campo Grande (MS), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR), Sobral (CE) e Juazeiro do Norte (CE). Nessas localidades o desligamento ocorreu em agosto e foi finalizado e, 31 de outubro.
Atualmente, mais de 650 cidades brasileiras contam com sinal de TV aberta 100% digital, incluindo todas as capitais. A partir de amanhã, este número passará para mais de 800, com o desligamento do sinal analógico em 155 cidades do Paraná e 11 do Rio Grande do Sul.
Entendendo o processo
Vários programas sociais estão disponibilizados para ajudar a população nesse processo. A Seja Digital, entidade responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil, está distribuindo kits gratuitos para a população atendida pelo Governo Federal. O kit inclui antena digital e conversor com controle remoto e equipamentos que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital.
Cerca de 20 programas sociais são oferecidos pela entidade. Através do site www.sejadigital.com.br/kit é possível verificar quem tem direito aos benefícios. O interessado também tem pode ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos, para ter mais informações sobre os programas.
A Seja Digital é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável pela operação do processo de migração do sinal de TV no Brasil. Além de informar e orientar a população sobre essa mudança e sobre o que precisa ser feito para receber o sinal digital, a entidade também distribui kits gratuitos, com antenas digitais e conversor, para famílias que têm direito.
Desde o início do trabalho, em 2015, mais de 12,2 milhões de kits gratuitos já foram distribuídos em todos os estados do país.